Menopausa precoce: principais sintomas

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba quais são os sinais da menopausa precoce e o que fazer para diagnosticá-la

A menopausa precoce atinge de 1% a 3% das mulheres e reduz drasticamente as chances de gravidez. Ela é caracterizada pelo fim da menstruação e das ovulações em mulheres com menos de 40 anos. “A perda do funcionamento dos ovários dessas mulheres em idade prematura praticamente anula as chances de gravidez natural”, diz a ginecologista obstetra Michele Panzan, médica especialista em reprodução humana do Grupo Huntington.

Alguns dos sintomas de menopausa precoce são: irregularidade menstrual; ciclos mais curtos, sugerindo que a reserva de óvulos está diminuindo; ressecamento vaginal; diminuição da libido; incontinência urinária; alterações nos cabelos e pele; insônia; cansaço; aumento de peso; perda de memória; dores de cabeça; nervosismos e irritabilidade. “Além disso, 80% das mulheres que caminham para a menopausa começam a sentir calores súbitos. Elas também notam suores noturnos”, afirma Panzan.

Cadastre-se

Observar os casos da família também é importante. “Diferentemente do que se imagina, a idade da menopausa não está relacionado com a data da primeira menstruação, mas sim ao histórico menstrual familiar da paciente”, conta Panzan. Saiba o que fazer caso suspeite que possa ter a menopausa precoce nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com.

Veja mais

dna-bebe
gravidez-sem-sintomas

Deixe uma resposta

Comentários