Pré-natal: saiba quais são os exames e quando fazê-los

Por: Bruna Romanini

Foto: sxc.hu

Realizar essas avaliações médicas é importante para a saúde da grávida e do bebê

Os exames de pré-natal são divididos por trimestres. “O número ideal de consultas são seis, isto quando se trata de uma gestante de baixo risco. Afinal, há casos tão complexos que fazem com que eu veja a paciente duas vezes por semana”, explica o ginecologista obstetra Sérgio Floriano Toledo, professor de obstetrícia da Faculdade de Ciências Médicas de Santos e diretor da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo. Saiba como fica o pré-natal em cada trimestre.

Início do pré-natal

Cadastre-se

Assim que o pré-natal começar serão pedidos exames de sangue, urina e fezes. O de sangue tem como objetivo identificar se a paciente está com anemia, se corre risco de contrair doenças como rubéola ou toxoplasmose, qual o seu tipo sanguíneo, detectar infecções e é realizada uma pesquisa de trombofilias congênitas, importante para descobrir doenças hipertensivas e prevenir um parto prematuro.

O exame de urina é feito para detectar se há proteínas que indicam uma tendência a desenvolver pré-eclâmpsia e também se a gestante está com infecção urinária. Já o exame de fezes verifica se há parasitas no intestino.

5ª a 8ª semanas

O ultrassom transvaginal é realizado logo no início da gestação, normalmente entre a 5ª e a 8ª semanas. O objetivo é calcular o tempo de gravidez e a data provável para o parto. Neste momento é possível visualizar o saco gestacional e o embrião.

12ª a 15º semanas

Entre a 12ª e a 15º semanas de gestação é feita a ultrassonografia de translucência nucal. “Ela é realizada para avaliar os riscos de malformações genéticas e determinar a chance do feto vir a ter problemas de ordem genética. Também é observado o tamanho do bebê”, explica a ginecologista obstetra Márcia Pereira Bueno, professora de ginecologia e obstetrícia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC).

20ª a 23ª semanas

Entre 20 e 23 semanas de gestação será feito o ultrassom morfológico. “Este exame irá verificar toda a estrutura do feto e checar se ela está normal”, diz Bueno. Com 24 semanas é importante refazer os exames de sangue do primeiro trimestre e ainda realizar outros específicos desta fase.

24ª a 28º semanas

Entre a 24ª e a 28ª semanas é feita a triagem de diabetes gestacional o objetivo é ver se a paciente desenvolveu esta doença.

28ª a 32ª semanas

Entre a 28ª e a 32ª semanas é realizado outro ultrassom. “Desta vez é avaliado o crescimento fetal”, esclarece Bueno.

34ª a 37ª semanas

Entre a 34ª a 37ª semanas é feita a triagem de estreptococo beta-homolítico. O objetivo do exame é descobrir se há infecções causadas pela bactéria estreptococo do tipo B que pode ser passada ao bebê durante o nascimento.

Outros exames

Outros tipos de exames podem ser pedidos durante a gestação, isto irá depender de como está a saúde da mulher e do feto.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários