Quanto mais filhos a mulher tem, mais jovem ela fica, diz estudo

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Ao que tudo indica um hormônio liberado durante a gestação pode ter ação antioxidante

Uma pesquisa da Universidade Simon Fraser no Canadá descobriu que mulheres que tem mais filhos contam com telômeros mais longos. Os telômeros são as pontas de proteção encontrados no final de cada cadeia de DNA e são indicativos de envelhecimento celular. Telômeros longos são essenciais para a replicação celular e por isso estão associados com longevidade.

O estudo durou 13 anos e contou com a participação de 75 mulheres. Esta é a primeira pesquisa a observar a relação entre o telômero e o número de filhos. “O estrógeno, hormônio muito produzido durante a gestação, funciona como um potente antioxidante que evita que o telômero encurte”, afirma o pesquisador Pablo Nepomnaschy, da Universidade Simon Fraser.

Cadastre-se

Porém, os pesquisadores também acreditam que os benefícios não estão apenas no estrógeno. O ambiente em que as mulheres vivem também influencia. As mães do estudo eram da Guatemala e pertenciam a uma comunidade onde receberam muita ajuda de familiares e amigos para cuidar dos filhos. “Maior suporte conduz a um aumento na quantidade de energia metabólica que pode ser atribuída à manutenção dos tecidos, atrasando assim o processo de envelhecimento”, afirma Nepomnaschy. Saiba mais sobre a importância de pedir ajuda para cuidar do recém-nascido aqui.

Veja mais

loquio-sangramento-pos-parto
prefencial-mae-amamenta-lactente1
mulher-tiaguinho-gravida-chape

Deixe uma resposta

Comentários