Quantos quilos a grávida pode ganhar

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba quantos quilos é recomendado que as gestantes ganhem em cada fase

A orientação do Institute of Medicine dos Estados Unidos é que as gestantes com índice de massa corpóreo (IMC) adequado, entre 18,5 e 24,9, ganhem entre 11 e 16 quilos até o nascimento do bebê. Porém, o peso será adquirido de forma diferente ao longo das 40 semanas de gestação.

De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) essas grávidas devem ganhar 1,6 quilos no primeiro trimestre e 0,4 quilos por semana no segundo e terceiro trimestres. “Será a partir das 30 semanas de gestação que o bebê começa a ganhar 250 gramas por semana e a partir deste momento há justificativa para ganho de peso maior”, explica a ginecologista e obstetra Karina Zulli, do Hospital e Maternidade São Luiz.

Cadastre-se

Saiba como calcular o IMC

O IMC é medido de forma muito simples. Ele é o resultado do peso da pessoa dividido pelo quadrado da sua altura. Então, no caso de alguém com 1,68 m e 59 quilos, o cálculo é: 1,68 X 1,68 = 2,8224. Depois, divida o peso pelo resultado da multiplicação da altura. 59/2,8224 = 20,9. Pronto! O IMC do indivíduo é 20,9.

Saiba como é o ganho de peso em casos de baixo peso, sobrepeso e obesidade.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários