Rafa Brites faz exercícios na região da vagina pra se preparar pro parto

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

Rafa Brites quer ter parto normal e os exercícios no assoalho pélvico ajudam muito na hora do nascimento

A jornalista Rafa Brites, que está à espera de seu primeiro filho com o jornalista e humorista Felipe Andreoli, falou sobre algo muito importante no programa Altas Horas no último sábado (12).

Rafa contou que está realizando exercícios na região do assoalho pélvico para se preparar para o parto normal. “Eu tenho feito um trabalho para o assoalho pélvico e isso não se fala muito. Minha médica diz que muitas mulheres chegam na hora do parto e não sabem onde fazer a força”, explicou Rafa Brites no programa.

Cadastre-se

Bem humorada, Rafa ainda brincou sobre uma vantagem inusitada deste tipo de exercício. “Ninguém vai saber, você pode fazer em qualquer lugar e ninguém percebe que você está se exercitando”, disse a jornalista.

O que são exercícios do assoalho pélvico e por que são importantes?

Rafa Brites está certa, infelizmente, falar sobre os exercícios do assoalho pélvico ainda é um tabu. Os exercícios do assoalho pélvico são atividades que fortalecem toda a região genital. O assoalho pélvico está localizado entre suas pernas e vai do osso púbico até o início da sua espinha e ajuda a segurar todos os seus órgãos pélvicos, como útero, vagina, intestino e bexiga.

Realizar exercícios do assoalho pélvico ajuda a gestante a saber como fazer força na hora do parto. E também contribui para que no futuro a mãe não tenha incontinência urinaria, problema muito comum entre mulheres que tiveram filhos.

Para fortalecer o assoalho pélvico existe um exercício muito simples que ajuda bastante. Sente-se confortavelmente e então contraia seu genital, como se estivesse tentando interromper o fluxo do xixi. Faça isso entre 10 e 15 vezes seguidas. Enquanto faz isso, não prenda a respiração ou segure a barriga. Esse exercício pode ser feito desde o início da gestação.

É importante deixar claro que apesar do exercício propor o movimento semelhante ao de quando a mulher quer segurar o xixi, não é orientado tentar de fato parar o fluxo do xixi como parte do exercício. Isto porque parar o fluxo do xixi pode prejudicar a sua bexiga.

Também é interessante conversar com seu ginecologista obstetra sobre outros tipos de exercícios do assoalho pélvico que você pode realizar.

Fonte consultada:

Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários