Saiba tudo o que o bebê faz dentro do útero

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Ele chupa o dedo, soluça, dá cambalhotas e muitos mais, confira

A vida do bebê no útero é muito mais agitada do que as pessoas costumam imaginar. E isto é ótimo! “É importante lembrar que o movimento fetal é normal, saudável e não prejudica em nada o desenvolvimento da gravidez. Quanto mais ele mexe é sinal de que está bem, ativo e saudável”, conta a ginecologista e obstetra Daniela Maeyama do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim.

A seguir confira todas as “estripulias” que o pequeno realiza dentro do útero:

Cadastre-se

Chupa o dedo e mantém bracinhos e perninhas ativos

Dentro do útero o bebê realiza alguns movimentos chamados de “atitude fetal”. “Entre esses movimentos destacam-se: flexionar braços e pernas, mexer a cabeça e, algumas vezes, o bebê pode colocar a mão na boca, o que no ultrassom pode parecer que ele está chupando o dedo. Os movimentos de sucção, que ocorrem quando o bebê coloca a mão ou dedo na boca, geralmente acontecem no final da 30ª semana”, afirma Daniela Maeyama.

Quando o bebê flexiona braços e pernas, a mãe pode sentir os chutes. “Movimentos menores, como abrir e fechar as mãos e dedos, nem sempre são percebidos pela mãe. Isso irá depender da posição do bebê no útero e da sensibilidade da gestante”, conta Daniela Maeyama.

Soluça

O bebê pode soluçar dentro do útero e isto é normal! “O soluço ocorre quando o bebê ingere muito líquido amniótico, o que irá encher seu estômago, irritando o nervo frênico (perto do estômago e do diafragma) e pode dar soluço”, diz Daniela Maeyama.

Abre e fecha os olhos

O bebê abre e fecha os olhos com frequência a partir do terceiro trimestre. “Quando está dormindo o bebê fica de olho fechado e quando está acordado ele costuma abrir e fechar os olhos”, conta Daniela Maeyama.

Brinca com o cordão umbilical

O bebê mexe no cordão umbilical, mas ele não tem ciência do que está fazendo. “Ou seja, ele mexe no cordão umbilical e até na placenta, mas não sabe o que está fazendo. Geralmente não causa nenhum problema”, diz Daniela Maeyama.

Gosta das batidas do seu coração

A partir da 28ª semana o bebê começa a escutar os sons do corpo da mãe, como as batidas do coração, barulhos da movimentação respiratória e até a voz da mãe. O bebê também escuta seus movimentos dentro da bolsa amniótica. “Por estar habituado a esses barulhos durante a gestação, ao nascer e ouvir um barulho semelhante o bebê tende a acalmar, pois reconhece este som como familiar”, afirma Daniela Maeyama.

Dorme muito, mas acorda quando você come

O bebê passa grande parte do tempo dormindo. “No entanto, não é possível precisar quantas horas ele dorme diariamente. Quando a mãe se alimenta, o bebê costuma acordar, pois há movimento dentro da barriga”, conta Daniela Maeyama.

Gira e dá cambalhotas

Seu pequeno pode girar e dar cambalhotas! Esses movimentos são mais comuns no primeiro e segundo trimestre, quando ele ainda é pequeno e tem espaço no útero. “Geralmente até 32ª semana o bebê assume a posição do nascimento”, observa Daniela Maeyama.

Confira as mais fofas expressões do bebê dentro do útero:

  • Oi mãe!

    Olha que graça este pequeno dando “oi” para os papais.

  • Mãozinha na boca

    Este pequeno já coloca os dedinhos na boca!

  • Pezinho na boca

    Já este bebê estava com os pezinhos no rosto e um lindo sorriso.

  • Mostrando a língua

    Este pequeno decidiu mostrar a língua para os papais!

  • Dedo no nariz

    Dedo no nariz pode?! Quando o bebê ainda está na barriga pode sim 🙂

  • Paz e amor

    Este bebê ainda não nasceu, mas já está pedindo paz e amor!

Veja mais

fotos-bebe-pais

Deixe uma resposta

Comentários