Vacina contra dengue pode aumentar muito os casos de Zika vírus

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

De acordo com estudo da Universidade de York, a vacina contra dengue favorece os casos de Zika vírus

Uma pesquisa feita pela Universidade de York, Canadá, e a Universidade Xi’an Jiaotong, na China, descobriu uma terrível consequência da vacina contra dengue. Esta consequência prejudica toda a população, especialmente as gestantes. De acordo com os pesquisadores, vacinar a população contra a dengue pode aumentar os casos de Zika vírus.

Segundo os pesquisadores, vacinar as pessoas contra dengue aumenta os casos de Zika vírus e quanto mais cedo as pessoas forem vacinadas contra a dengue maior o surto de Zika. “Vacinar contra um vírus faz com que fique mais fácil para o outro se espalhar. Evidências recentes sugerem que os anticorpos do vírus da dengue (que são utilizados para a elaboração da vacina) podem favorecer a infecção pelo vírus Zika”, observa o autor do estudo e professor da Universidade de York, Jianhong Wu.

Cadastre-se

O estudo também apontou que o risco de Zika vírus só não aumenta, quando juntamente com a vacinação contra a dengue, o país realiza um trabalho de controle do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue e do Zika.

Os pesquisadores deixaram claro que não querem com isso desencorajar o desenvolvimento e promoção da vacina contra dengue. Porém, afirmam que são necessários mais estudos para melhorar os programas de vacinação contra a dengue e reduzir o risco de Zika vírus.

Saiba tudo sobre os efeitos do Zika vírus na gravidez aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários