Bebê com nariz entupido: cuidados que parecem certos, mas não são

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Quando o bebê está com o nariz entupido algumas atitudes podem prejudicar ao invés de ajudar

Quando o bebê está com o nariz entupido, existem alguns cuidados muito conhecidos que funcionam com os adultos e crianças, mas na verdade não são orientados para os bebês. Essas atitudes podem inclusive causar problemas de saúde nos pequenos, ao invés de ajudar. A seguir, veja quais são esses cuidados que parecem certos, mas não são e entenda seus riscos para o bebê:

Assoar o nariz do bebê

Cadastre-se

Ao contrário dos adultos e crianças, os bebês ainda não conseguem assoar o nariz. Acredita-se que os pequenos vão desenvolver esta capacidade por volta dos dois anos de vida. Por isso, quando o bebê está com o nariz entupido os pais não devem tentar fazer o pequeno assoar no lencinho.

A melhor forma de desentupir o nariz do bebê é com soro fisiológico. “A limpeza nasal deve ser feita com soro fisiológico e se persistir a secreção utilize o aspirador nasal”, orienta a pediatra Lúcia Diehl, médica membro da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. Veja o passo a passo de como limpar o nariz entupido do bebê aqui.

Usar remédios para gripe ou resfriado

Uma das causas mais frequentes para o nariz entupido do bebê é a gripe ou resfriado. Diante deste quadro, é muito comum os pais quererem medicar o bebê. Porém, saiba que a maioria esmagadora dos remédios que contenham descongestionantes ou anti-histamínicos NÃO podem ser dadas a bebês com menos de dois anos de idade.

De acordo com o Food and Drug Administration (FDA), órgão do governo americano que analisa o quão seguros são os medicamentos ou alimentos, os remédios para gripe e tosse não devem ser dados aos bebês. O FDA tomou essa decisão, pois estes medicamentos estavam causando uma série de casos de overdose em bebês, levando a sérios problemas de saúde e até mesmo a morte.

Caso você suspeite que seu bebê está gripado ou se estiver preocupada com a tosse do seu pequeno, leve-o ao hospital e só dê o remédio que for orientado pelo médico.

Limpeza do nariz só quando estiver entupido

Muitos pais acham que o nariz do bebê só deve ser higienizado quando ele está entupido. Porém, saiba que é importante limpar o nariz do bebê diariamente, mesmo quando não está entupido. Veja como limpar o nariz do bebê quando ele não está entupido aqui.

E confira aqui quis cuidados ter quando o bebê está com o nariz entupido.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários