Cuidados com o coto umbilical do recém-nascido

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba como limpar o coto umbilical do bebê e se curativos são necessários

O coto umbilical precisa de cuidados especiais até que caia. Não há a necessidade de fazer curativos no local, porém a higiene deve ser diferente do que no restante do corpo. “Durante o banho limpe a região com seu dedo utilizando sabonete neutro e água. Após isso seque bem o local e passe o álcool 70% “, orienta a enfermeira Natalia Turano, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Durante as trocas de fralda também é recomendado utilizar o álcool 70% no umbigo do pequeno. O tecido do coto umbilical é morto, por isso não haverá o risco de machucar o bebê enquanto realiza a higiene. É normal aparecer uma secreção amarela semelhante ao pus no coto umbilical, se estiver muito preocupada com o aspecto do local, entre em contato com o pediatra.

Cadastre-se

O coto umbilical demora cerca de 10 a 21 dias após o parto para secar, ficar preto e cair. Após isso, leva de 7 a 10 dias para o umbigo cicatrizar, nesta fase continue passando o álcool 70%. Caso a região fique com mau cheiro ou sangrando muito, entre em contato com o pediatra.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários