Gases no bebê: como aliviar este incômodo

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja métodos simples que os pais podem fazer e vão aliviar os gases no seu bebê

Gases são um dos problemas mais comuns entre os bebês. Porém, algumas estratégias simples dos pais podem ajudar a aliviar este desconforto. Veja quais são:

Coloque o bebê para arrotar

Cadastre-se

Colocar o bebê para arrotar após as mamadas é uma ótima maneiras de aliviar os gases. Para isso, deixe-o sentado no seu colo com a coluna ereta e a cabeça apoiada no ombro do adulto, você pode dar um leve tapinha das costas para ajudá-lo.  “Cerca de 10 a 15 minutos de aplicação da manobra são suficientes”, afirma a pediatra Mariana Deboni, especializada em gastroenterologia.  Procure colocar um paninho no seu ombro, caso o pequeno regurgite demais.

Bebê deitadinho no colo

Segure seu bebê deitado de barriga pra baixo e apoiado em um dos seus braços, sua mão ficará na barriguinha do bebê. Nesta posição, com a outra mão dê alguns leves tapinhas nas costas do pequeno. Saiba que este tapinha deve ser muito suave e respeitar a tolerância do bebê. Este método também só deve ser realizado se o bebê não estiver com o estômago cheio ou não tiver refluxo gastresofágico.

Massagem na barriguinha

Deite seu bebê com a barriguinha para cima. Deixe suas mãos bem aquecidas e coloque-as na barriguinha do bebê, comece massagear a barriguinha do bebê, fazendo movimento circular em torno do umbigo no sentido dos ponteiros do relógio. Este método só deve ser realizado se o bebê não estiver com o estômago cheio ou não tiver com refluxo gastresofágico.

Movimente as perninhas do bebê

Deite o bebê com a barriguinha para cima, segure seus tornozelos e joelhos e mova-os em direção ao ventre pressionando suavemente. Em seguida estique as perninhas lentamente. Faça esta dupla de movimentos várias vezes. Este método só deve ser realizado se o bebê não estiver com o estômago cheio ou não tiver com refluxo gastresofágico.

Outros cuidados

Procure colocar roupas leves e confortáveis no bebê. A fralda não deve estar muito apertada. Também evite colocar a criança deitada logo após as refeições. “A eliminação de gases pode ser mais difícil na posição deitada. Sob prescrição médica pode-se utilizar medicamentos que facilitem a eliminação de gases, e em último caso, analgésicos”, afirma Mariana Deboni.

Veja como prevenir os gases no bebê aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários