Mamadeira, chupeta e copinho: como limpar

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba quais os cuidados necessários antes e após o bebê utilizar a mamadeira, chupeta ou copinho

É preciso ter cuidados antes de utilizar a mamadeira, chupeta ou copinho. “Antes do primeiro uso de qualquer tipo de bico artificial devemos fervê-lo por pelo menos cinco minutos em fogão convencional ou em micro-ondas. A mamadeira ou chupeta deve ser colocada em um recipiente onde fique coberta completamente pela água. O mesmo vale para o copinho”, orienta a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do Pronto-Socorro Infantil do Hospital Leforte.

Essa esterilização, ferver por cinco minutos, deve ser feita sempre antes do bebê utilizar a chupeta, copinho ou mamadeira. Após o uso, é orientado realizar a limpeza desses objetos. “A chupeta, mamadeira ou copinho devem ser limpos com sabão neutro e água corrente com escovas próprias para a higienização de mamadeiras, disponíveis em lojas especializadas”, diz Tatiana Miranda.

Cadastre-se

Portanto, antes do uso da chupeta, mamadeira ou copinho, a esterilização deve ser realizada e após o uso é a limpeza que precisa ser feita. “Limpeza e esterilização são procedimentos diferentes. A limpeza se destina à remoção de resíduos, enquanto que esterilização se refere à eliminação de bactérias e germes”, afirma Tatiana Miranda.

Também é importante trocar a mamadeira, chupeta ou copinho com frequência. “A troca desses bicos artificiais deve acontecer a cada seis semanas, pois existem dobras que podem ser difíceis de serem limpas e acomodarem germes e bactérias”, explica Tatiana Miranda.

Veja os benefícios do copinho aqui. E os prós e contras da chupeta aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários