Nariz entupido do bebê: saiba o que fazer

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba como fazer a limpeza nasal correta do seu filho

O nariz entupido do bebê requer cuidados especiais. “A limpeza nasal deve ser feita com soro fisiológico e se persistir a secreção utilize o aspirador nasal”, orienta a pediatra Lúcia Diehl, médica membro da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.

Utilize o soro fisiológico puro e encha de um quarto a metade do conta-gotas com o líquido e aplique no nariz do bebê. Caso precise usar o aspirador nasal, primeiro saiba que os pais devem utilizar aquele em formato de pera com um bico de borracha, plástico ou silicone.

Cadastre-se

Após a aplicação do soro comprima o aspirador, encaixando-o em seguida à abertura da narina.  Retire a pressão dos dedos da “pera” e por aspiração a secreção irá para o interior do objeto.

A limpeza nasal não deve ser feita somente quando o bebê está com o nariz entupido. É preciso realiza-la todos os dias, entre duas e seis vezes por semana. Quanto mais seco ou poluído o local que o pequeno vive, maior a quantidade de limpezas. “A obstrução nasal prejudica a respiração, fazendo com que as crianças apresentem amigdalites, otites, rinites. Gripes e resfriado e rinites são as principais causas de obstrução nasal”, diz Diehl.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários