Óleo de lavanda pode causar o crescimento das mamas em meninos, diz estudo

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Três meninos desenvolveram ginecomastia após uso de óleo de lavanda e o problema sumiu quando o uso do óleo foi cessado

Um estudo de casos publicado na revista científica The New England Journal of Medicine analisou três meninos que desenvolveram ginecomastia, crescimento exagerado das mamas, após o uso do óleo de lavanda e de produtos à base de óleo de óleo de lavanda, como sabonetes e loções corporais.

Os meninos tinham 4, 7 e 10 anos e usaram o óleo de lavanda com frequência seja como um componente de produtos de higiene ou em sua versão pura, e então começaram a desenvolver ginecomastia. Após sugestão médica o uso do óleo de lavanda e dos produtos à base de óleo de lavanda foi cessado pelos meninos e pouco tempo depois a ginecomastia sumiu.

Cadastre-se

Após analisarem os três casos e realizarem alguns testes com componentes do óleo de lavanda, os pesquisadores acreditam que ele pode conter uma substância que afeta os hormônios estrógeno e androgênio e provoca um desequilíbrio entre eles, o que fez os meninos desenvolverem a ginecomastia. Os pesquisadores afirmam que ainda são necessárias mais pesquisas para entender melhor os efeitos do óleo de lavanda.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários