Cuidados com o pênis do bebê

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja quais cuidados ter com o pênis não circuncidado e com o pênis circuncidado

É importante ter alguns cuidados especiais com o pênis do seu bebê. A seguir, veja quais são esses cuidados para bebês não circuncidados e circuncidados:

Cuidados com pênis não circuncidado

Cadastre-se

Nos primeiros meses de vida você deve limpar o pênis não circuncidado do seu bebê, ou seja aquele que ainda possui o prepúcio, espécie de pele, em volta da glande, cabeça do pênis, apenas com sabonete neutro e água, como o resto do corpo. Inicialmente, o prepúcio, pele ao redor do pênis, está conectada à glande, cabeça do pênis, é a chamada fimose primária. Nesta fase, a mãe não deve tentar puxar o prepúcio do bebê, nem mesmo no banho ou troca de fraldas. Não é necessário utilizar antissépticos ou cotonetes para a higiene do pênis.

É importante ficar atenta ao fluxo de xixi do seu bebê. Isto é necessário para que você se certifique de que o buraco do prepúcio é grande o suficiente para permitir o fluxo do xixi.  É importante que o fluxo de xixi ocorra de forma consistente, caso o xixi saia em gotas ou o bebê tenha desconforto ao urinar é importante entrar em contato com o pediatra.

O prepúcio irá se descolar da glande aos poucos conforme o bebê tem ereções espontâneas. É o pediatra quem irá te dizer quando o prepúcio estiver completamente separado e o momento em que você poderá começar a puxar o prepúcio para baixo a fim de higienizar o pênis. Se você puxar o prepúcio antes da hora, enquanto ainda estiver colado à glande, você pode causar sangramentos e aumentar o risco do bebê desenvolver a fimose secundária, condição que leva à cirurgia.

Uma vez que o prepúcio se descolar da glande, você deve baixar o prepúcio quando for higienizar o pênis do bebê. Ao puxar a pele para baixo, a glande deve ser limpa com água e sabonete neutro durante o banho ou troca de fraldas e depois o prepúcio pode retornar para a posição original.

Saiba mais sobre como higienizar corretamente o pênis do bebê na hora do banho aqui. E veja como higienizar o pênis do bebê na troca de fraldas aqui.

Cuidados com o pênis circuncidado

 Caso o pênis do seu bebê tenha sido circuncidado, ou seja, teve o prepúcio, pele ao redor da glande, removido cirurgicamente, é preciso ter alguns cuidados diferentes. Nos dias após a circuncisão é essencial deixar a região operada o mais limpa possível. Caso um pouco de fezes entre em contato com o pênis, é importante limpar a região com água e sabão durante a troca de fraldas ou banho.

A glande do pênis pode ficar um pouco avermelhada e apresentar uma secreção nos primeiros dias após a circuncisão, ambos são sinais de que a cicatrização vai bem. A vermelhidão e a secreção tendem a desaparecer em uma semana.

Se a vermelhidão persistir ou se houver inchaço ou crosta com feridas amarelas que contêm líquido turvo pode haver infecção. Caso suspeite de uma infecção, você deve entrar em contato com o pediatra.

Uma vez que a cicatrização ocorre, não é preciso ter cuidados extras com a região. Basta utilizar sabonete líquido neutro e água para a higiene. Caso sobre um pouco do prepúcio, ele deve ser abaixado durante o banho para garantir a melhor higienização do pênis.

Fonte consultada:

Academia Americana de Pediatria

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários