Banho do recém-nascido: passo a passo

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba como segurar o pequeno, qual ordem seguir, os produtos indicados para o banho do recém-nascido e muito mais

É preciso ter alguns cuidados especiais na hora do banho no recém-nascido. Primeiro, sempre teste a temperatura da água do banho usando o dorso da mão ou o cotovelo, movimentando a água de um lado para o outro a fim de misturar toda a água quente com a fria.

Ao colocar o bebê na água, ele deve ficar sentado, mas um pouco na vertical, cerca de 45 graus. Ao carregá-lo na hora do banho passe seu braço pelas costas do pequeno segurando o braço dele com firmeza, mas sem apertar. Deixe que a cabeça da criança fique apoiada no seu antebraço e limpe a frente do bebê.

Cadastre-se

Ao virar o bebê de bruços passe o seu braço pelo peito do bebê e proceda da mesma forma com o bracinho e cabeça do pequeno. Dica: o seu braço formará sempre um C com a sua mão ao segurar o pequeno. Comece lavando o pequeno pela cabeça e siga até os pés.

Quais produtos usar

Não abuse de sabonetes e xampus. Use quantidades bem pequenas, para evitar que a pele do bebê fique ressecada e sensível. “Prefira produtos criados especialmente para bebês, porque eles costumam ser menos agressivos. Um banho só com água já é suficiente para limpar um recém-nascido, a não ser que ele esteja muito sujo de cocô. Evite produtos com odores fortes e feitos para adultos”, orienta Tatiana Miranda.

Quantidade de água

Para recém-nascidos e bebês de até 6 meses, coloque cerca de 13 centímetros de água (mais ou menos oito dedos), ou o suficiente para acomodar o bebê com água até os ombros. “Muitas vezes o bebê chora no banho porque não está coberto o suficiente com água, e fica com frio. Se o bebê já ficar sentado, nunca o coloque com água acima da linha da cintura (na posição sentada)”, explica a pediatra Tatiana Miranda, Coordenadora do Pronto Socorro Infantil do Hospital Leforte.

Nunca coloque seu pequeno na banheira quando ela estiver enchendo, com a torneira ou chuveirinho abertos. “Isto porque a temperatura da água pode mudar ou você pode se enganar na profundidade”, afirma Tatiana Miranda.

Também é importante desde o começo não deixar o bebê mexer na torneira. “Quando pequeno ele não vai nem conseguir virá-la, mas assim ele já vai se acostumando a não mexer. Esse conselho vale especialmente para banheiros com misturador, em que há uma saída só de água quente”, conta Tatiana Miranda.

Após o banho

Os recém-nascidos, em especial, perdem calor muito rápido e ficam com frio. Por isso, é essencial manter o ambinte aquecido. “Além disso, enrole o bebê numa toalha com capuz e o seque rápido, para depois colocar a fralda. Não deixe o bebê muito tempo sem roupa, e depois do banho deixe-o quentinho, numa manta ou com uma boa sessão de colo”, conta Tatiana Miranda.

O coto umbilical

Caso seu recém-nascido ainda tenha o coto umbilical é importante limpar a região durante o banho com o seu dedo utilizando sabonete neutro e água. Após isso, seque bem o local e passe álcool 70%.

Saiba como limpar os genitais das meninas durante o banho aqui.

Saiba como limpar os genitais dos meninos durante o banho aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários