Cicatriz da cesárea: como cuidar e diminuir

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

Saiba quais os cuidados importantes com a cicatriz da cesárea e veja boas dicas para diminui-la

A cicatriz da cesárea exige alguns cuidados importantes para garantir que não haja infecções e também para torna-la menor.

Nos dias após o parto, é essencial prestar atenção aos pontos da cesárea. Os curativos da cesárea costumam permanecer por até 24 horas. “É considerado que após 24h do ato cirúrgico a pele já esteja “colada”, ou seja, já não haveria a possibilidade de bactérias entrarem na ferida cirúrgica e provocarem infecção”, explica o ginecologista obstetra Jurandir Passos, especialista em Medicina Fetal do Lavoisier Medicina Diagnóstica.

Cadastre-se

Então, quando a mulher estiver em casa, ela provavelmente não terá curativos nos pontos da cesárea, mas precisara ter cuidados especiais. “Durante o banho, lave bem a região com água e sabonete com ph mais neutro. Procure manter a região bem seca para prevenir infecções”, diz a ginecologista e obstetra Mariana Halla, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim. Caso seja necessário, pode até utilizar o secador no morno para secar os pontos.

Evite utilizar calcinhas que ficam com o elástico bem nos pontos da cesárea. “Também é importante ficar atenta às secreções dos pontos da cesárea. Saídas de secreções clarinhas e em pequenas quantidades é normal, Mas, em quantidades maiores, com odor ou coloração amarelada requer atenção e é preciso avisar o médico”, alerta Mariana Halla.

Diminuindo a cicatriz da cesárea

Se meses após a sua cesárea, o aspecto da cicatriz ainda te incomodar, saiba que existem algumas opções para clarear e diminuir a cicatriz. Dificilmente as cicatrizes são removidas completamente, porém, certos tratamentos podem torna-las bem menos visíveis.

Converse com um dermatologista sobre qual é a melhor opção para tratar a sua cicatriz da cesárea e qual é o melhor momento para iniciar o tratamento. Algumas das principais alternativas disponíveis para reduzir a cicatriz da cesárea são:

Gel de silicone

O gel de silicone deve ser aplicado na região da cicatriz. Este gel ajuda a reduzir a vermelhidão e pode até minimizar uma queloide. Para ser efetivo ele precisa ser aplicado na região da cicatriz por 12 horas por dia por três meses pelo menos.

Cirurgia para a cicatriz

Esta é a alternativa mais extrema para tratar a cicatriz. A cirurgia plástica só é orientada em casos mais graves e pode ajudar a reduzir a cicatriz porque pode mudar o formato dela ou a sua posição. Lembre-se que neste tipo de tratamento, há o risco de ficar com a cicatriz desta nova cirurgia, por isso, é essencial conversar muito bem com o médico sobre o assunto.

Terapia com laser

A terapia com laser ou terapia de luz ajuda muito a reduzir a vermelhidão da cicatriz, pois visa os vasos sanguíneos em excesso no tecido cicatricial. Para alguns tipos de cicatriz, o laser pode ser utilizado para deixar a cicatriz mais lisa, isto envolve usar o laser para remover as camadas de pele em cima da cicatriz, que estimulam a produção de colágeno e fazem a cicatriz ficar alta.

Porém, saiba que ainda não existem muitos estudos comprovando a eficácia e segurança da terapia a laser. Por isso, converse bem com seu dermatologista antes de realizar o procedimento e certifique-se de que o profissional que irá aplicar o laser é capacitado.

Cremes para cicatriz

Ainda não há estudos que comprovem a eficácia de cremes como vitamina E para o tratamento da cicatriz. Porém, um creme hidratante pode sim contribuir para a diminuição da cicatriz já que evita que a região resseque.

Filtro solar

O sol é um grande inimigo das cicatrizes! A exposição ao sol contribui muito para que o aspecto da cicatriz piore. Por isso, passar filtro solar na cicatriz quando for na praia ou piscina evita que ela piore.

Fonte consultada:

Serviço Nacional de Saúde Britânico

Veja mais

loquio-sangramento-pos-parto
prefencial-mae-amamenta-lactente1

Deixe uma resposta

Comentários