“Ficar em casa com os filhos é um trabalho e estou cansada de ouvir o contrário”

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução Instagram

A mamãe e blogueira Jessica Offer não aguenta mais ouvir que “só fica em casa com os filhos” e escreveu um ótimo texto sobre isso

A blogueira australiana Jessica Offer, mãe de quatro meninas, escreveu um ótimo texto sobre a importância da sociedade valorizar mais o trabalho de pais e mães em cuidado de um filho. Confira, você certamente vai amar:

“Então, você só fica em casa com seu filho? Você só é mãe?” ´, é uma das perguntas que mais ouço de pessoas que tenho conhecido ao longo dos meus nove anos como mãe.

Cadastre-se

Mas toda essa história de “só ser mãe” realmente me irrita. Porque a maneira como isso é dito insinua que ficar em casa com o filho é algo fácil, que não envolve nenhum esforço e que trata-se até de uma decisão feita por alguém preguiçoso. Por que eu não estava trabalhando? Por que meus filhos não estavam na creche? Por que eu não estava contribuindo com a sociedade?

Bom, ai que está a questão. Eu estava contribuindo com a sociedade sim! Eu contribui e contribuo criando pequenos seres humanos educados, respeitadores e inteligentes. E eu uso todas as minhas habilidades para fazer isso.

Criar um filho não é algo fácil. É preciso constantemente colocar as necessidades deles acima da sua. Criar um filho é um constante equilíbrio entre pesquisar, experimentar e torcer para que tudo dê certo.  Criar um filho definitivamente não é ficar sentada no sofá assistindo televisão o dia inteiro.

Então eu te pergunto: Por que nossa sociedade valoriza mais quem trabalha fora ou quem faz um determinado trabalho voluntário do que quem fica em casa ensinando bebês e crianças a se tornarem cidadãos? Por que criar um filho é algo tão desvalorizado?

Por favor, não me entendam mal. Não tenho absolutamente nada contra mães que trabalham fora e não estou dizendo que pais e mães que trabalham fora causem qualquer mal aos seus filhos, longe de mim dizer isso. Inclusive, os pais e mães que trabalham fora que eu conheço estão criando filhos incríveis!

Eu só estou pedindo para todos nós pararmos por um momento para pensarmos em todo trabalho que criar um filho envolve e no quão pouco valorizada esta função é. Peço para pensarmos na quantidade de sacrifícios que os pais e mães fazem para criar um filho.

Crianças educadas, legais e cidadãs não surgem do nada! Elas existem porque seus pais se esforçaram muito para educa-las, guia-las e apoia-las em todos os momentos para que pudessem seguir o caminho certo. E isto vai muito além de “Só ficar em casa com os filhos”.

Veja mais

loquio-sangramento-pos-parto
prefencial-mae-amamenta-lactente1
mulher-tiaguinho-gravida-chape

Deixe uma resposta

Comentários