Pós-parto: respostas que você sempre quis saber

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Sabe aquelas dúvidas sobre pós-parto que você sempre quis fazer, mas tem vergonha? Nós respondemos elas para você

No pós-parto ocorrem uma série de mudanças completamente inesperadas e também há alguns mitos sobre o que ocorre no corpo da mulher. Tudo isto faz com que a mãe fique repleta de dúvidas, que muitas vezes tem vergonha de perguntar ao seu médico. A seguir, nós respondemos as principais delas, mas lembre-se que é essencial sempre esclarecer suas perguntas com o médico.

É normal se sentir triste no pós-parto?

Cadastre-se

No período do pós-parto ocorrem uma série de fatores que podem afetar o humor da mulher. Os cuidados com o recém-nascido e o parto que ocorreu faz pouco tempo fazem com que a mãe se sinta muito cansada. “Há uma adaptação dos hormônios, associada a noites mal dormidas. Além disso, associa-se a ansiedade de ter um ser dependente de nós que ainda não se comunica através da fala. Então, ficar triste e cansada é natural, entretanto se sentir que isto está atrapalhando sua rotina, comunique seu médico”, explica a ginecologista obstetra Fernanda Pepicelli, da clínica MedPrimus.

A sensação de tristeza no pós-parto é conhecida como baby blues, saiba mais sobre ele e aprenda a diferenciá-lo da depressão pós-parto aqui. Também é importante pedir ajuda de familiares e amigos, não tente dar conta de todos os cuidados com o bebê aqui.

É normal o cabelo cair no pós-parto?

Na gravidez seu cabelo provavelmente estava muito volumoso e agora ele começou a cair? Isto é completamente normal. Durante a gestação as alterações hormonais fazem com que os folículos capilares entrem na “fase de repouso” e deixem de cair. Cerca de três meses após o parto, os hormônios voltam ao normal e todo o cabelo que não caiu na gravidez, passa a cair no pós-parto. “Se alimentar de forma correta e tomar vitaminas específicas ajudam a prevenir a queda de cabelos”, orienta Fernada Pepicelli.

A vagina pode ficar larga após o parto normal?

Isto é um mito. “Os tecidos da região vaginal e canal de parto possuem uma elasticidade que permitem a passagem do bebê retornando a seguir a sua normalidade”, explica Fernanda Pepicelli.

Contudo, após vários partos normais e com bebês grandes, algumas mães relatam sentir certa frouxidão na região. Diante disso, uma boa alternativa são exercícios perineais específicos feitos com o auxílio de fisioterapeuta especializados.

Por que estou sentindo dor no sexo após o parto?

Após o parto, ocorrem algumas mudanças hormonais, principalmente quando a mulher amamenta que deixam a vagina mais seca e sensível. “Por isso é muito comum as mulheres sentirem dor nas primeiras relações. Após o parto normal, caso tenha sido feita uma episiotomia, também pode ser um pouco incomodo no começo, aliviando com o tempo. Para evitar a mulher pode usar um gel ou creme vaginal que melhora a lubrificação e deixa a mucosa menos sensível”, explica a ginecologista obstetra Heloisa Brudniewski.

Por que não sinto desejo sexual?

Após o nascimento do bebê, os pais precisam cumprir o período de 40 dias sem sexo, trata-se do resguardo. Porém, após este tempo muitas mulheres não sentem desejo sexual. Não sentir vontade de fazer sexo ou sentir dor na relação sexual é comum até cerca de quatro meses após o parto. “Neste período, como a mulher está amamentando, ela ainda não começou a ovular, ou seja, o corpo ainda não está preparado para ‘pensar’ no sexo ou na relação da mulher com o homem”, conta o ginecologista obstetra Fúlvio Basso Filho do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim.

Além disso, o hormônio prolactina, que contribui para a produção de leite, também reduz a libido e a lubrificação vaginal. “O desejo da mulher começa a surgir quando o bebê está entre 4 e 6 meses de idade, fase que a dependência do bebê com a mãe começa a diminuir”, diz Fúlvio Basso Filho. Saiba mais sobre o sexo no pós-parto aqui.

Por que sinto que estou com gases e inchada?

Sentir inchaço nas extremidades no pós-parto é normal. Além disso, caso a mulher tenha feito uma cesárea, ela pode desenvolver muitos gases. Isto porque o ventre dela é aberto durante a cirurgia e isso favorece a entrada de ar que irão formar gases. Como a mulher precisa fazer repouso após o procedimento, isto também irá favorecer os gases.

Veja mais

cesarea-medieval
sophie-charlotte

Deixe uma resposta

Comentários