Primeira menstruação após o parto: saiba tudo sobre

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

Saiba quando acontece a primeira menstruação após o parto, sinais de problemas e mais

A primeira menstruação após o parto gera muitas dúvidas entre as mulheres e não é à toa, afinal ela pode demorar para aparecer ou ter uma frequência diferente do que era antes, entre outras questões. A seguir, esclarecemos suas principais dúvidas sobre a menstruação após o parto.

Quando a primeira menstruação após o parto ocorre

Cadastre-se

Primeiramente, é importante deixar claro que o sangramento após o nascimento do bebê não é menstruação. Este sangramento é o lóquio e você pode saber mais sobre ele aqui.

A primeira menstruação de fato pode ocorrer entre cinco e seis semanas após o parto no caso de mulheres que oferecem fórmulas exclusivamente para seus bebês ou que combinam a fórmula e a amamentação.

Já entre mulheres que amamentam exclusivamente, a menstruação costuma demorar mais para voltar. Sendo que é normal uma mulher que amamenta ficar até um ano após o parto sem menstruar. Caso a mulher fique mais de um ano sem menstruar é importante entrar em contato com o médico.

Conforme o bebê passa a mamar com menos frequência, as chances da menstruação retornar aumentam. É possível que no início a mulher apresente apenas algumas manchinhas de sangue que surgem de forma irregular.

Além disso, saiba que algumas mulheres podem ter coágulos de sangue em primeiras menstruações após o parto. Isto geralmente não é motivo para preocupação e pode ocorrer como um sinal de que seu corpo está se recuperando após o parto.

Também pode ocorrer entre as mães que amamentam das primeiras menstruações serem irregulares e com um fluxo menor ou maior do que antes. A mulher pode até ficar um mês ou outro sem menstruar e tudo isto é normal. Porém, se a irregularidade na menstruação persistir por um período de tempo maior é importante falar com o ginecologista.

Fertilidade

De fato, ao amamentar pode ocorrer uma redução na fertilidade. Porém, isto não é um motivo para evitar métodos contraceptivos, pois a mulher que amamenta ainda pode ovular e a ovulação ocorre duas semanas antes da menstruação. Então, sua menstruação pode ainda não ter retornado, mas você já está fértil. Confira métodos contraceptivos para a mulher que amamenta aqui.

Saiba mais sobre menstruação após o parto aqui.

Fonte consultada:

Serviço Nacional de Saúde do Governo do Reino Unido

Veja mais

adriana-rodrigo-bebe

Deixe uma resposta

Comentários