Queda de cabelos no pós-parto: o que é normal e o que não é

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba quando a queda de cabelos nos pós-parto é considerada excessiva e quando é normal

Infelizmente, algo muito comum no pós-parto é a queda de cabelos. Isto porque durante a gestação há um prolongamento da fase de crescimento dos fios, fazendo com que seus cabelos fiquem mais volumosos e lindos!  “Tal vitalidade é decorrente da intensa atividade dos hormônios femininos, estrógeno e progesterona. Já os hormônios masculinos estão muito reduzidos nessa fase”, explica a dermatologista Juliana Annunciato da Clínica Essenza São Paulo.

Porém, infelizmente, após o parto ocorre justamente o contrário: os fios de cabelo caem! “Após o nascimento do bebê, cerca de 2 a 3 meses depois, os níveis de estrogênio que estavam altos na gravidez diminuem e isso pode acelerar a queda de cabelo. Além disso, o stress do início da maternidade, a alimentação ruim e a privação do sono podem intensificar esse processo. Os folículos dos fios ficam em estágio de repouso durante a gestação e após esse período todos os fios que não caíram podem cair no pós-parto”, alerta a ginecologista obstetra Heloisa Brudniewski.

Cadastre-se

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, após o nascimento do bebê pode ocorrer uma queda de até 30% dos seus fios de cabelo! “Essa queda de cabelo costuma durar seis meses em média, e se a mulher não tiver predisposição genética para evolução de calvície, tudo voltará ao normal após esse prazo”, explica a dermatologista Caroline Assed Saad, especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Normalmente não há necessidade de tratamento, pois os fios voltarão a crescer posteriormente, inicialmente mais finos e deverão voltar ao normal ao longo dos meses.

Porém, caso haja percepção de queda excessiva, acima dos 30% dos fios mencionados, sem que os fios voltem a crescer, é preciso buscar ajuda médica para o correto diagnóstico e tratamento.

Atualmente existe um grande arsenal de produtos para tratamento de queda de cabelos, desde xampus fortalecedores, medicamentos como a finasterida, minoxidil, até uso de laser que ajuda a estimular o crescimento dos fios. As unhas também podem sofrer alterações, como fragilização e descolamento.

Saiba mais sobre os cabelos no pós-parto aqui.

Veja mais

adriana-rodrigo-bebe

Deixe uma resposta

Comentários