Série de exercícios para a mãe de bebê

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Confira uma série de exercícios para a mãe de bebê e emagreça com saúde após o parto

Após o parto, é importante que a mulher descanse e não faça muitos esforços. Antes de retomar atividades físicas, é essencial conversar com o seu médico para saber se já é o momento para fazer isso e quais cuidados ter.

Uma vez que o médico te liberar para atividades físicas, você deve começar aos poucos. A maior preocupação das mamães após o parto é a barriga. “Primeiro, é preciso ter em mente que é um processo de médio para longo o tempo de recuperação do abdômen”, explica a educadora física Gisele Wachs, especializada em exercícios na gestação e pós-parto.

Cadastre-se

Gisele, orienta que pra iniciar o fortalecimento abdominal, a mulher deve realizar atividades do dia a dia. “Sente-se ereta e pelo menos a cada hora, ative seu abdômen (puxe a barriga pra dentro) de 40 a 60 segundos”, diz Gisele Wachs.

Após a liberação do médico, que acontece entre 30/40 dias, procure fazer abdominais isométricos como a “prancha”, sendo que é bom evitar movimentos na região até o sexto mês pós-parto. Você verá abaixo como é um abdominal “prancha”.

A seguir, confira uma série de exercícios sugerida por Gisele Wachs que pode ser feita 60 dias após o parto:

Nas segundas, quartas e sextas, você pode realizar a seguinte série de exercícios:

Agachamento

exercicio1

Levante-se e sente-se na cadeira em três séries com 15 repetições cada uma.

exercicios2

Se estiver muito fácil, uma alternativa é fazer o mesmo movimento com seu bebê no colo.

Peitoral

 exercicios3

Com os joelhos apoiados no colchão e as mãos no chão um pouco mais afastadas do que a linha do ombro, desça e depois volte. Faça 3 séries com 15 repetições cada.

Afundo

exercicios4

Para começar a realizar o afundo você deve estar em pé com uma das pernas à frente do corpo. O pé da perna atrás deve ficar com o calcanhar levantado, como está na imagem. Então, flexione o joelho e desça lentamente até que sua perna da frente fique com um ângulo de 90 graus. Depois disso volte até perto da posição original e repita o movimento. Faça 3 séries com 10 repetições cada.

Tríceps com cadeira

exercicios5

Com os braços apoiados nas laterais da cadeira, desça até que seus braços cheguem a um ângulo de quase 90º, depois retorne para a posição original. Faça 3 séries com 10 repetições cada.

Prancha

exercicios6

Neste exercício você vai ficar com os cotovelos apoiados no chão, abdômen contraído e nas pontas dos pés por 15 segundos. Faça isso 6 vezes e aumente o tempo de permanência conforme você adquire resistência.

Elevação de quadril

exercicios7

Deite-se com as pernas flexionadas e os braços abertos. Então, levante o quadril e depois volte para a posição original. Faça 3 séries com 20 repetições cada.

Alongamento

exercicios8 exercicios10 exercicios11

Após o final dos exercícios é essencial sempre se alongar, como mostra nas imagens acima.

Nos outros dias da semana você pode realizar caminhadas e até mesmo passeios com seu bebê. Se puder fazê-los por 40 minutos é o ideal.

Veja mais

adriana-rodrigo-bebe

Deixe uma resposta

Comentários