Wanessa revela que teve Síndrome de Burnout

Por: Bruna Romanini

Foto: Reprodução

A cantora Wanessa desenvolveu a Síndrome de Burnout após o nascimento do 2º filho

No programa Encontro com Fátima Bernardes, a cantora Wanessa revelou que teve a Síndrome de Burnout causada pelo nascimento de seu segundo filho.  “Tenho bastante esgotamento físico. Isso aconteceu muito quando virei mãe de dois, agora. Tenho que conciliar o trabalho com a vida de casa e a social de alguma forma. Sou aquela que, quando tem esgotamento, chora. Fico um pouco mais irritadinha”, disse Wanessa.

A Síndrome de Burnout é um problema muito sério e que acomete muitas mães de bebês. A seguir, saiba tudo sobre este distúrbio que afeta as mães:

Cadastre-se

Entenda a Síndrome de Burnout em mães

Como cuidar de um bebê não é nada fácil, exige MUITO das mães e frequentemente essas mães não têm o apoio necessário muitas delas acabam tendo a Síndrome de Burout.

O termo burnout significa que o desgaste emocional danifica os aspectos físicos e emocionais da pessoa, pois, traduzindo do inglês, burn quer dizer queima e out exterior. Embora já se venha falando sobre o assunto há décadas, no Brasil as discussões em torno da síndrome tornaram-se mais fortes nos últimos anos.

A Síndrome de Burnout ocorre quando a pessoa sente que está indo além dos seus limites e não consegue mais, é um estado de exaustão total. Neste distúrbio ocorre a perda de entusiasmo, energia, idealismo, perpectiva e propósito.

O que causa a Síndrome de Burnout em mães?

Existe uma variedade de fatores que podem levar à Síndrome de Burnout em mães. Ter que assumir muitas responsabilidades após a chegada do bebê, certamente é um dos principais. A expectativa irreal das mães em relação ao bebê e em relação à que tipo de mãe elas gostariam de ser é outro.

Como superar a Síndrome de Burnout

Primeiro, diante dos sintomas da Síndorme de Burnout é importante buscar ajuda psicológica. Após isso e com o auxilio deste profissional, procure olhar para sua rotina e priorizar as coisas. Faça aquilo que é realmente essencial e não se culpe se não conseguir fazer determinada tarefa, como manter a casa em ordem.

Outro ponto muito importante é pedir ajuda nos cuidados com o bebê. Peça para que seu parceiro, pai, mãe, sogra, sogro, tio, tia, amigos, etc te ajudem nos cuidados com o bebê. Saiba que TODA mãe precisa e merece ser ajudada nos cuidados com o bebê. Saiba mais sobre a importância dos outros ajudarem a mãe de bebê aqui.

Fonte consultada:

La Leche League International

Veja mais

loquio-sangramento-pos-parto
prefencial-mae-amamenta-lactente1
mulher-tiaguinho-gravida-chape

Deixe uma resposta

Comentários