Como agasalhar o bebê nos dias frios

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja quais roupas vestir no seu bebê, o quanto de roupa colocar e muito mais sobre como agasalhar o bebê

O bebê perde calor com maior facilidade do que os adultos, por isso, é muito importante ter alguns cuidados especiais quando for agasalhar o seu pequeno. A seguir, veja quais são esses cuidados:

O quanto de roupas colocar

Cadastre-se

Saiba que a recomendação da Academia Americana de Pediatria é sempre vestir o seu bebê com uma camada de roupa a mais do que você está usando. “Opte por uma peça a mais pela dificuldade de controle térmico que os bebês têm. E lembre-se: mãe com calor, bebê com calor; mãe com frio, bebê com frio”, conta a pediatra Wylma Hossak, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Beneficência Portuguesa.

Várias camadas

Uma boa ideia é vestir o seu bebê em camadas, assim fica mais fácil de retirar algumas peças caso esquente. É importante que a primeira peça seja um body com um bom teor de algodão e que fique em contato direto com a pele.  Após o body, você pode colocar as calças e uma camisetinha mais quente, como um suéter. E dependendo do frio pode colocar um casaco mais grossinho por cima de tudo.

É importante que ao trocar as roupas do seu bebê você o faça em um local sem corrente de vento.

Aposte nos gorrinhos

É recomendado proteger a cabeça do bebê. “A cabeça é quase 25% da estrutura corpórea do bebê, então a superfície é grande e, consequentemente, a perda de calor é grande”, explica a pediatra Wylma Maryko Hossaka.

Então, procure usar um gorrinho no seu bebê. “Até mesmo quando estão em casa, é importante colocar o gorrinho. Eu recomendo usar um gorrinho de algodão, evite os de lã porque o bebê sua muito na cabeça e as lãs não absorvem isso”, diz Wylma Hossaka. Caso queira usar o gorrinho de lã, coloque o de algodão por baixo.

Atenção aos tecidos

Não é só o caso dos gorrinhos, para todas as roupinhas do bebê a orientação é preferir as roupas 100% algodão. O tecido de lã e tecidos duros e com pouca elasticidade devem ser evitados.

Protegendo os pés e as mãos

O bebê pode ficar com as extremidades, mãos e pés, frias com maior facilidade. Por isso, opte por colocar luvas, meias ou bodies que cobrem os pés do seu bebê.

Será que eu exagerei ou será que coloquei pouca roupa?

O corpo do seu bebê irá dar os sinais de que está confortável com a roupa ou se está sentindo frio ou calor. Se o pequeno estiver com frio suas extremidades provavelmente estarão frias e a barriguinha e o tronco também. Porém, se o bebê estiver com calor ele pode suar, ficar inquieto, com o rosto vermelho e até mesmo com febre!

Atenção ao andar de carro

Ao andar de carro com seu bebê, os casacos mais grossos devem ser retirados ao colocar o pequeno na cadeirinha. Isto porque o uso deles faz com que o cinto fique mais largo do que deveria e em caso de acidentes a criança não estará devidamente protegida. Assim, você pode colocar seu bebê na cadeirinha, ajustar o cinto e depois cobri-lo com um cobertor ou o próprio casaco. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Veja aqui outras dicas importantes para manter seu bebê aquecido. Confira aqui os cuidados ao dar banho no bebê nos dias frios. E veja aqui o enxoval do bebê que nasce no inverno.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários