A mulher pode fazer cocô durante o parto?

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja a resposta para esta questão e o que pode ser feito para evitar que aconteça

Uma dúvida frequente entre as gestantes, e que muitas têm vergonha de perguntar ao ginecologista, é se elas correm o risco de fazer cocô durante o parto. Este risco de fato existe. “Quando o bebê passa pelo canal de parto ele comprime o reto, parte final do intestino, então no momento do nascimento pode acontecer da mulher evacuar sem perceber. O importante é tratar isso com naturalidade, faz parte desse momento e a mulher não tem como evitar”, explica a ginecologista obstetra Heloisa Brudniewski.

De fato, não há muito que possa ser feito para evitar que isto ocorra. “Se o intestino tiver fezes no final dele não há como evitar. Antigamente era feito lavagem durante o trabalho de parto, hoje não mais, pelo risco de infecção”, observa Heloisa Brudniewski.

Cadastre-se

Contudo, uma maneira para tentar evitar que as fezes saiam no parto é a mulher evacuar antes, enquanto tem as contrações e o bebê não encaixou totalmente.

Tirando um constrangimento que esta situação pode causar, não há muito com que se preocupar. Lembre-se que o parto normal proporciona uma série de benefícios para a mãe e o bebê, quando comparado com a cesárea realizada sem necessidade.

Entre os benefícios do parto normal temos: menor risco de morte materna, menores chances do bebê desenvolver problemas respiratórios, recuperação materna melhor e até mesmo o leite materno desce mais rapidamente. Veja todos os benefícios do parto normal aqui e confira os riscos da cesárea agendada aqui. Esclareça outras dúvidas sobre gravidez e parto que você sempre quis saber mas teve vergonha de perguntar aqui.

Veja mais

cesarea-medieval
sophie-charlotte

Deixe uma resposta

Comentários