Trabalho de parto: sinais de que começou

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Os sinais do trabalho de parto vão muito além da bolsa que estourou, veja quais são

O corpo dá sinais muito claros de que a gestante entrou em trabalho de parto. A seguir, veja quais são esses sinais:

As contrações

Cadastre-se

As contrações do início do trabalho de parto ainda são irregulares. “Porém, são mais intensas, mais incômodas e tem duração superior a 30 segundos. O intervalo entre as contrações no início é irregular, mas com o passar do tempo elas ficam mais frequentes e começam a aparecer a cada 10 minutos, depois a cada 5 minutos e por ai vai”, explica a ginecologista obstetra Heloisa Brudniewski.

Barriga dura

Diante das contrações, é normal a mulher ter a sensação de que a barriga está dura. “Para saber se é trabalho de parto ou não, tudo depende da frequência com que elas ocorrem”, destaca Heloisa Brudniewski.  Saiba mais sobre barriga dura na gravidez aqui. 

Dor no pé da barriga

A famosa dor no pé da barriga está associada ao início do trabalho de parto quando se torna frequente e intensa. “A dor no ‘pé da barriga’ é decorrente do encaixe do bebê e das contrações”, diz Heloisa Brudniewski.

Vontade de fazer cocô

Sentir vontade de fazer cocô é algo comum durante o trabalho de parto. “Normalmente essa sensação se dá pelo encaixe do bebê e compressão do reto. Isso desencadeia um reflexo que estimula o intestino e dá essa sensação. Na maior parte das vezes a mulher sente durante o trabalho de parto, quando o bebê já está próximo de nascer”, conta Heloisa Brudniewski.

Bolsa estourou

Quando a bolsa estoura temos um sinal claro de que o trabalho de parto começou. Diante disto é importante entrar em contato com o seu médico. “Pode acontecer da bolsa estourar antes da hora, antes da mulher estar em trabalho de parto, mas de qualquer maneira quando isso acontecer a gestante tem que procurar um médico”, destaca Heloisa Brudniewski.

Sangramento vaginal

O sangramento vaginal é um sinal de que o trabalho de parto começou. “Quando a mulher começa a ter dilatação. Ela pode ter um sangramento vaginal decorrente da dilatação do colo uterino, pode perder líquido e ter sensação de pressão na pelve e região vaginal”, explica Heloisa Brudniewski.

Veja os sinais de que o trabalho de parto se aproxima aqui.

Veja mais

tremores-parto
cesarea-medieval
sophie-charlotte

Deixe uma resposta

Comentários