Tremores durante o parto: saiba tudo sobre e veja relato

Por: Bruna Romanini

Foto: HellowBirthServices

Esclareça suas dúvidas sobre os tremores durante o parto e veja o relato de uma mãe que passou por isso

A mamãe Rebeca Gruber decidiu contar sobre um efeito estranho que ocorre tanto no parto normal quanto na cesárea, mas que ninguém fala a respeito: tremer durante e/ou após o parto! De fato, tanto no parto normal com analgesia ou sem quanto na cesárea, as mulheres podem ficar tremendo.

Já foram feitos alguns estudos sobre o assunto, mas os pesquisadores ainda não têm certeza sobre o que leva a mulher a tremer durante o parto. Uma pesquisa publicada na revista científica Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica descobriu que os tremores durante o parto podem ter relação com o fato de que um pouco de sangue do bebê é passado para a mãe durante o nascimento. E quando o bebê tem um tipo sanguíneo diferente da mãe, por exemplo o bebê é tipo sanguíneo B e a mãe é A, os tremores podem ocorrer.

Cadastre-se

Diante dos tremores é importante que você converse com seu médico sobre o assunto, mas saiba que na grande maioria das vezes, esses tremores não possuem qualquer consequência grave.

Veja a seguir, o depoimento que a mãe Rebeca Gruber concedeu ao portal PopSugar Mom sobre os tremores que sentiu em seu parto cesárea:

“Eu estava me sentindo preparada para dar à luz. Eu havia lido diversos livros e minhas amigas haviam me contado detalhes de seus partos, mas elas não me falaram tudo.

Quando fui para minha cesárea, eu estava me sentindo confiante e sabia o que esperar deste procedimento. Mas assim que meu filho nasceu, eles vieram: os tremores! Ninguém tinha me falado sobre tremores. E não era apenas um tremorzinho, mas um tremor no corpo inteiro e que eu não conseguia controlar, parecia até que estava convulsionando.  Eu sinceramente não me lembro muito destes tremores. Eu provavelmente estava com tantos hormônios no corpo que este momento sumiu da minha memória, mas eu me lembro de ter dificuldades até para falar porque meus dentes estavam batendo. Todo o ocorrido durou provavelmente uma hora.

E então no meu segundo parto, também uma cesárea, os tremores ocorreram de novo! Desta vez, eu comecei a sentir muito frio na sala de operação e pedi para aquecerem o quarto, ao ponto de ficar tão quente que meu marido estava suando! Mas eu ainda sentia frio e então os tremores começaram. E dessa vez foram ainda mais fortes! Por sorte, o anestesista foi muito cuidadoso comigo e cobriu minha parte de cima com um cobertor que me proporcionou maior conforto.  E então após o nascimento do meu bebê, os tremores pararam.

Mas acho importante que todas as mães saibam: os tremores após o parto são reais e são normais. E você, teve tremores durante o seu parto?”.

Fonte consultada:

Departamento de Saúde do Governo dos Estados Unidos

Veja mais

bebe-cesarea-humanizada3

Deixe uma resposta

Comentários