Condições inesperadas, mas frequentes que ocorrem no recém-nascido

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Ao nascer, o bebê pode apresentar algumas condições inesperadas que podem assustar os pais, veja quais são e suas causas

Após nascer, o bebê pode apresentar uma série de condições que inicialmente podem assustar os pais. A seguir, veja quais são elas e quando são preocupantes:

Distensão abdominal

Cadastre-se

A maioria das barriguinhas dos bebês costuma ficar um pouco mais saltadas, especialmente após a amamentação. Porém, entre as mamadas a barriguinha do bebê deve ficar suave. Caso seu bebê fique com a barriguinha inchada ou dura e fique mais de dois dias sem fazer cocô ou vomitando é importante entrar em contato com o pediatra.

Machucados durante o parto

O recém-nascido pode ter alguns machucados em decorrência do parto, especialmente se for um parto longo. Os bebês costumam se recuperar rapidamente da maioria dessas lesões, porém em alguns casos é necessária uma atenção maior, como no caso da fratura da clavícula. Saiba mais sobre fratura da clavícula aqui.

A fraqueza muscular também pode ocorrer nos recém-nascidos, devido à pressão durante o parto ou o alongamento dos nervos ligados aos músculos.

Bebê azulado

As mãozinhas e pezinhos do bebê podem ficar um pouco azulados. Mas não se preocupe, isto ocorre porque o pequeno está com frio, mas uma vez que o bebê é aquecido, elas rapidamente retornam para a cor original. Ocasionalmente, a face, língua, e lábios do recém-nascido também podem ficar azulados quando ele está chorando com força, mas uma vez que o bebê se acalma, isto tende a voltar ao normal.

Contudo, se o bebê ficar constantemente com a pele azulada, aliado a dificuldades para respirar, é importante entrar em contato com o pediatra.

Choro excessivo

Todos os recém-nascidos choram. Diante do choro, primeiro deve-se checar se as necessidades básicas do pequeno foram supridas, como se mamou ou não, se a fralda está limpa ou não, entre outras. Caso esteja tudo bem, a orientação é ficar com o pequeno no colo e procurar conversar ou cantar com ele. Lembre-se: oferecer carinho para o bebê em seus momentos de aflição é sempre bem-vindo e jamais faria com que o pequeno ficasse mimado ou algo do gênero.

Marcas do fórceps

Caso o fórceps tenha sido utilizado durante o parto, o pequeno pode apresentar alguns machucados, podem ser marcas vermelhas ou arranhões no rosto e cabeça do recém-nascido. Estes machucados costumam desaparecer após alguns dias.  Às vezes o pequeno pode apresentar uma protuberância em uma das áreas lesionadas, mas isto costuma sumir em no máximo dois meses.

Bebê amarelado

Os bebês podem apresentar a pele amarelada, é a famosa icterícia. Saiba tudo sobre a icterícia aqui. 

Letargia e sonolência

Todo recém-nascido passa a maior parte do tempo dormindo. Desde que ele acorde entre esses períodos de sono, os pequenos costumam levantar no máximo após quatro horas de sono, mame bem, pareça estar bem e esteja alerta parte do dia, está tudo normal.

Respiração anormal

No começo, o recém-nascido leva algumas horas para formar um padrão normal de respiração. Com o passar do tempo, se o bebê parece respirar de forma incomum é importante entrar em contato com o pediatra. Saiba mais sobre a respiração do bebê aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários