Recém-nascido: desvende como é a aparência

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Entenda o que há de diferente nos olhos, cabeça, pele e outras partes do corpo do recém-nascido

O recém-nascido possui algumas características físicas diferentes dos bebês maiores e que podem causar um certo estranhamento dos pais no começo. A seguir, veja quais são elas:

Os olhos

Cadastre-se

É comum bebês brancos nascerem com os olhos azulados, porém saiba que esta cor pode mudar ao longo do primeiro ano de vida. A definição da cor dos olhos destes bebês costuma ocorrer até os seis meses de vida. Já os bebês negros ou morenos costumam nascer com os olhos castanhos e está cor tende a se manter ao longo da vida.

Caso note uma mancha vermelha em um ou nos dois olhos do recém-nascido saiba que isto é normal e ocorre devido à pressão exercida pelo parto via vaginal. Estas manchas passam com o tempo e não afetam a saúde do pequeno.

O rostinho e cabecinha

O pequeno que nasce via parto normal pode ficar com o rostinho um pouco inchado, mas isto passa com o tempo. Além disso, o rostinho pode ficar um pouco amassado nas primeiras 24 horas após o parto.

A cabecinha do bebê pode ser um pouco alongada, com uma proeminência no topo devido à pressão que a passagem pelo canal de parto exerce na cabeça do bebê. Isto também costuma passar nas primeiras 24 horas após o parto.

A pele

Após seu bebê tomar banho, a pele dele pode parecer muito delicada. Quando o bebê nasce depois da hora prevista para o parto é comum que a pele descasque e fique enrugada. Isto ocorre devido à perda do vernix, camada esbranquiçada que fica ao redor do bebê.

Saiba que é completamente normal que a pele do recém-nascido descasque e isto não necessita de qualquer tratamento. Além disso, todos os bebês, inclusive os afrodescendentes, nascem com a pele mais clara e que com o tempo escurece e fica com a cor que terá pelo resto da vida.

Você também pode notar muitas manchas e marcas rosas na pele do seu bebê, muitas podem aparecem devido à exposição do bebê ao frio e ao aquecê-lo elas somem. Caso a pele do bebê, especialmente o rosto, tenha arranhões, é preciso cortar as unhas do pequeno. Veja como fazer isso corretamente aqui.

O lanugo

Ao observar as costas e ombros do seu recém-nascido você pode notar pelos finos chamados de lanugo. Este pelo é produzido no final da gestação e geralmente cai antes do parto ou logo após ele ocorrer. Caso seu bebê tenha nascido antes do momento previsto para o parto, ele tem mais chances de ter o lanugo. Estes pelos podem levar algumas semanas para desaparecer.

Fonte consultada:

Academia Americana de Pediatria

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários