Teste da linguinha: saiba tudo sobre este exame

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba a importância do teste da linguinha, quando ele é feito e como realizar

A partir de 2015 o teste da linguinha passou a ser obrigatório em todos os recém-nascidos do Brasil. “O teste da linguinha verifica se o bebê recém-nascido tem a língua presa e se poderá ter dificuldades para falar e mastigar. O problema pode, ainda, atrapalhar a amamentação, pois geram uma dificuldade de sucção, fazendo com que haja um gasto maior de energia para conseguir mamar e, consequentemente, uma dificuldade maior para ganhar peso”, explica o pediatra e neonatologista Jorge Huberman.

O teste da linguinha é feito por um pediatra que realiza o chamado Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês. “Ele é feito entre os 3 e 30 dias do bebê e avalia o tamanho do frênulo ou freio lingual, estrutura que liga a parte inferior da língua à boca, e como o bebê mama”, conta Jorge Huberman. Enquanto o bebê está mamando, o médico realiza uma avaliação anatômica e da força de sucção, além de observar os batimentos cardíacos, respiração e saturação do oxigênio.

Cadastre-se

O diagnóstico precoce possibilita o tratamento imediato. O exame é simples, rápido e indolor. Conheça outros testes realizados nos recém-nascidos: teste do pezinho, teste do olhinho e teste da orelhinha.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários