3 hábitos que previnem a morte súbita do bebê

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja quais as atitudes do dia a dia que contribuem para a prevenção da morte súbita nos bebês

A morte súbita é a principal causa de morte entre bebês. Por isso, pesquisas recentes e Organizações Não Governamentais listaram três atitudes do dia a dia que são capazes de evitar esta tragédia. Veja quais são:

Amamente seu bebê

Cadastre-se

Mais um ponto para a amamentação! Uma pesquisa da Academia Americana de Pediatria e mais outros dois estudos internacionais concluíram que amamentar o bebê reduz significativamente o risco de morte súbita.

Bebê no quarto dos pais

Uma pesquisa extensa realizada na Europa concluiu que a morte súbita entre bebês reduziu significativamente quando o pequeno dormiu no mesmo quarto, mas não na mesma cama, dos pais. Com base nisso, o Lullaby Trust, ONG inglesa especializada em prevenir mortes súbitas em crianças, recomenda que o lugar mais seguro para o bebê dormir nos primeiros seis meses é em um berço ou um moises no mesmo quarto dos pais, inclusive no sono do dia.

Dê chupeta!

Esta recomendação é polêmica! Vamos aos fatos: uma pesquisa publicada no renomado Journal of Paediatrics and Child Health e outros estudos observaram que se os bebês que estão acostumados a usar chupetas, não ganham a chupeta em um determinado dia na hora de dormir têm maior risco de ter morte súbita neste dia do que nos outros em que recebeu a chupeta. Por isso, se os bebês usam a chupeta como parte de sua rotina, é interessante oferecê-la no período de sono.

O Lullaby Trust dá algumas dicas aos pais que decidirem oferecer chupetas aos seus bebês:

  • Espere o bebê ter pelo menos 4 semanas e uma amamentação bem estabelecida, isto porque antes deste período a chupeta pode favorecer um desmame precoce.
  • Por volta dos 6 e 12 meses de vida você já pode parar de dar a chupeta para seu bebê ir dormir, nesta fase não há mais o risco de morte súbita.
  • Os pais não devem forçar o bebê a aceitar a chupeta.
  • Não utilize as chupetas com cordinhas no pescoço.
  • Opte por uma chupeta ortodôntica.
  • Evite oferecer a chupeta para o bebê quando ele estiver acordado.
  • Não coloque nada doce nas chupetas.

Veja os prós e contras da chupeta aqui.

Saiba mais sobre morte súbita e sua prevenção aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários