A consulta no pediatra: tire suas dúvidas

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba quando é e como agir na primeira consulta com o pediatra e nos demais encontros

A primeira consulta com o pediatra acontece antes mesmo do seu bebê nascer! “Em geral, a primeira consulta deve ser feita no terceiro trimestre de gravidez, assim a futura mãe pode conhecer e ir tirando as dúvidas, criando confiança, falar sobre aleitamento materno, conversar sobre como ser pais, se orientar sobre curso para gestantes, compartilhar preocupações que já vão aparecendo e ir se tranquilizando”, afirma o pediatra José Gabel, secretário do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP).

Nas primeiras consultas é interessante que a mãe pergunte sobre os seguintes assuntos: crescimento e desenvolvimento do bebê, alimentação, percepções da anatomia do bebê. “Perguntas do tipo, como eu sei que ele está satisfeito, como são as funções fisiológicas, xixi, cocô, arrotos, choro e cólicas, higiene, temperatura corporal, vacinas,  temperamento da criança, sinais de comunicação e identificação dos choros são boas questões”, diz José Gabel.

Cadastre-se

Após o nascimento da criança, a primeira consulta ocorre entre a primeira e a segunda semana de vida. A 2ª consulta no 1º mês, a 3ª consulta aos 2 meses, a 4ª consulta aos 4 meses, 5ª consulta aos 5 meses, 6ª consulta aos 6 meses, 7ª consulta aos 8 meses, 8ª consulta 9 meses e 10ª consulta 12 meses.

Saiba tudo sobre consultas no pediatra dos 0 aos 6 meses do bebê aqui. Confira dicas de como escolher o pediatra nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários