Benzocaína pode causar graves problemas no bebê, alerta FDA

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Remédios à base de benzocaína são muito usados para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos do bebê

Quando os dentinhos do bebê estão nascendo é comum os pais utilizarem remédios à base de benzocaína para aliviar o desconforto. Benzocaína é uma anestésico local que pode ser encontrado em pomadas como Anbesol, Hurricaine, Orajel, Baby Orajel e Orabase, entre outros.

Porém, o Food and Drug Administration (FDA), órgão do governo dos Estados Unidos que regula os remédios e alimentos, alerta que as pomadas e o gel usados nas gengivas do bebê a base de benzocaína podem causar graves problemas nos pequenos.

Cadastre-se

Isto porque a benzocaína pode causar uma condição rara, mas muito grave e que pode ser fatal, chamada metemoglobinemia. Nesta doença, a quantidade de oxigênio levada no sangue reduz drasticamente e em casos mais severos pode levar até mesmo a morte. Em crianças menores de dois anos, esta doença é ainda mais perigosa.

Entre 2006 e 2012, o FDA registrou 19 casos de bebês que desenvolveram este grave problema após seus pais terem usado remédios à base de benzocaína em suas gengivas para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos.

A benzocaína também pode causar a metemglobinemia em adultos. Por isso, fique atenta e não adquira nenhum produto que contenha essa substância.

Na verdade, quando se trata de aliviar a dor do nascimento dos dentinhos, é melhor não passar nenhum tipo de anestésico nas gengivas do seu bebê. Isto porque esses medicamentos saem rapidamente das gengivas devido ao excesso de salivação do bebê.

Outro ponto contra esses anestésicos locais é que se o bebê já possui algum dentinho, ele irá perder a sensibilidade na boca e pode acabar mordendo e machucando lábios, bochecha e língua sem perceber.

Alguns dos sinais de que o bebê está com metemoglobinemia e é preciso leva-lo ao hospital imediatamente são:

  • Pele pálida e lábios e unhas mais azulados;
  • Respiração curta;
  • Fatiga;
  • Confusão mental;
  • Dor de cabeça;
  • Batimentos cardíacos acelerados,

Esses sintomas podem ocorrer minutos ou até horas após o uso de remédio com benzocaína no bebê.

Saiba o que realmente funciona para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários