Catapora em crianças: como tratar e prevenir a doença

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba quais as causas, os sintomas e como tratar a catapora em bebês e crianças

A catapora em crianças é muito frequente, por isso saiba quais os principais sintomas, o que fazer diante da doença e como preveni-la.

Sintomas

Cadastre-se

A catapora normalmente começa com febre alta e dores no corpo. “Também há o aparecimento de lesões, tipos de vesículas na pele pelo corpo todo, principalmente no couro cabeludo, tronco, abdômen e região genital”, explica a pediatra Denise Bedoni do Hospital Leforte.

Tratamento

Diante desses sintomas, é importante procurar algum serviço médico para orientação gerais com sintomático para febre e dor e cuidados com a pele, evitando que as lesões infectem (formem feridas com pus).

Uma vez comprovada a catapora é preciso iniciar o tratamento. “Os cuidados envolvem repouso e isolamento, oferecer líquidos orais e dieta leve, uso de analgésicos para febre ou dor e banhos com antissépticos e uso de pomadas hidratantes. É comum associarmos um xarope antialérgico para evitar coceira, que é muito frequente”, conta Bedoni.

Prevenção

A única forma eficaz de evitar a varicela é a vacina. “Orientamos que a vacina deve ser administrada com 01 ano de idade, mas com um reforço dos 04 aos 06 anos de idade, evitando-se de contrair a doença na adolescência ou na fase adulta”, diz Bedoni. Saiba mais sobre as vacinas que as crianças precisam tomar nesta reportagem do portal BebêMamãe.com. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários