Chupeta e mordedores podem prejudicar a audição do bebê

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Entenda por que deixar a boca do bebê livre de objetos pode melhorar a capacidade de compreensão de sons

Pesquisadores da University of British Columbia, no Canadá, descobriram que inibir os movimentos da língua do bebê impedem a habilidade do pequeno de distinguir sons da fala. Este é o primeiro estudo a descobrir uma ligação entre movimentos orais e audição no bebê.

Durante a pesquisa, foram oferecidos mordedores a bebês de seis meses enquanto eles ouviam pessoas falando dois sons que as crianças nesta idade já são capazes de distinguir. Quando os bebês estavam com os mordedores eles não conseguiam distinguir os sons, porém quando estavam sem nada na boca eram capazes de fazer esta distinção.

Cadastre-se

Segundo os pesquisadores, este estudo não significa que os pais devem parar de oferecer chupetas e mordedores aos bebês. Porém, a pesquisa levanta a questão sobre quanto tempo o bebê deve usar chupetas e mordedores e por quanto tempo é importante que ele fique sem nada na boca. “Este estudo indica que a liberdade de fazer pequenos gestos com a língua enquanto ouve a alguém falando pode ser importante para desenvolver a capacidade do bebê de perceber sons”, explica a autora do estudo Janet Werker, professora da University of British Columbia.

Saiba mais sobre a chupeta aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários