Cólicas no bebê: massagens e outras atitudes que aliviam

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Especialistas apontam maneiras simples dos pais aliviarem as cólicas dos seus bebês

As cólicas são um problema comum nos primeiros três meses de vida do seu bebê. “As cólicas são atribuídas à associação de alguns fatores, entre eles a imaturidade dos sistemas gastrintestinal e nervoso central, que, entre outras funções, controla as contrações do intestino. Como o processo de formação e funcionamento desses mecanismos ainda não está completo, ocorrem movimentos intestinais descoordenados que acabam provocando as dores”, explica o pediatra e neonatologista Jorge Huberman. Felizmente, algumas atitudes simples são capazes de aliviar as cólicas no seu bebê. A seguir, veja quais são elas:

Ambiente tranquilo

Cadastre-se

Nos períodos de crises de cólicas é importante estabelecer um ambiente favorável ao relaxamento do bebê e da mãe. “Destaca-se o uso de músicas suaves ou sons monótonos e constantes os quais podem induzir o sono no bebê e banhos os quais também ajudam no relaxamento do bebê”, orienta o pediatra Thiago Caldi, da Clínica Especialidades Integrada.

Posição do bebê

A posição em que você coloca seu bebê também pode ajudar a aliviar as cólicas no seu pequeno. “Recomendamos deitar o bebê com a sua barriga sobre as pernas da mãe ou ainda sobre a barriga da mãe”, explica Thiago Caldi.

Use o calor

Utilizar compressas com bolsa de água morna na barriguinha do bebê também é uma boa alternativa para aliviar o problema. “Particularmente prefiro aquelas que são feitas com pequenas sementes e são aquecidas no micro-ondas, pois não existe risco de queimar a pele do bebê”, destaca a pediatra e neonatologista Flavia Oliveira, da Clínica MedPrimus.

Massagens no bebê

Duas massagens ajudam a aliviar as cólicas no seu bebê. Uma delas envolve movimentar as perninhas do pequeno como se ele estivesse andando de bicicleta. Outra opção é uma massagem suave com movimentos circulares no sentido horário na barriguinha do bebê.

Shantala

A Shantala, uma massagem indiana, tem entre uma série de benefícios, aliviar as cólicas do bebê. A seguir, veja o passo a passo de como realizar a Shantala no seu pequeno aqui.

Amamente

Oferecer o peito para seu bebê também ajuda a aliviar as cólicas. A amamentação acalma a dor intestinal e o seu bebê irá querer mamar o tempo todo. “O risco, é claro, uma alimentação excessiva, resultando em – você adivinhou – dor de barriga”, afirma Huberman.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários