Como manter o bebê aquecido no frio

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Confira atitudes para manter o bebê quentinho durante o outono e o inverno

O bebê perde calor mais facilmente do que os adultos. Por isso, é muito importante mantê-lo aquecido! A seguir, veja quais as melhores estratégias para manter seu bebê quentinho:

Proteja a cabecinha

Cadastre-se

É essencial proteger a cabeça do bebê. “A cabeça é quase 25% da estrutura corpórea do bebê, então a superfície é grande e, consequentemente, a perda de calor é grande”, explica a pediatra Wylma Maryko Hossaka, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Beneficência Portuguesa.

Por isso, coloque um gorrinho no seu bebê. “Até mesmo quando estão em casa, é importante colocar o gorrinho. Eu recomendo usar um gorrinho de algodão, evite os de lã porque o bebê sua muito na cabeça e as lãs não absorvem isso”, diz Wylma Hossaka. Caso queira usar o gorrinho de lã, coloque o de algodão por baixo.

O quanto colocar de roupas

A orientação é sempre colocar uma peça de roupa a mais do que a mãe está usando. “E lembre-se: mãe com calor, bebê com calor; mãe com frio, bebê com frio. Mas opte por uma peça a mais pela dificuldade de controle térmico que os bebês têm”, conta Wylma Hossaka.

Procure vestir o bebê em camadas, assim fica mais fácil de retirar algumas peças caso esquente. É importante que a primeira peça seja um body com um bom teor de algodão e que fique em contato direto com a pele. “Troque a roupa do bebê em locais sem corrente de vento”, desta Wylma Hossaka.

Luvas e meias

As mãos e pés do bebê podem ficar frios com maior facilidade, afinal, tratam-se das extremidades. Portanto, é importante utilizar luvas, meias ou os bodies que cobrem os pezinhos.

Hora de dormir

Na hora de dormir, primeiramente, é importante que o colchão do berço tenha uma boa espessura. “No Moisés a criança pode passar frio devido à pouca espessura do colchonete”, observa Wylma Hossaka.

Quanto aos cobertores, coloque-os até a altura do peito. “Opte pelos cobertores de algodão que são feitos de uma fibra natural”, diz Wylma Hossaka.

O que não fazer

É importante tomar cuidado com o uso do aquecedor. “Existem aquecedores que secam muito o ar, e no inverno o ar já é mais seco, assim há riscos do pequeno machucar as mucosas”, alerta Wylma Hossaka. Caso utilize um aquecedor, opte por aquele que mantenha a umidade do ar no mínimo a 50%.

Saiba como dar banho no bebê aqui e confira quais cuidados ter com a saúde do bebê no inverno aqui. Veja como checar se o bebê está com frio aqui. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários