Como manter o bebê fresquinho nos dias quentes

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja as atitudes que vão manter o bebê fresquinho mesmo nos dias mais quentes

Nos dias mais quentes é importante ter alguns cuidados especiais para manter o bebê fresquinho. A seguir, veja como evitar que o bebê sofra com o calor e as atitudes que devem ser evitadas:

Bebê fresquinho durante o sono

Cadastre-se

  • Retire do berço todos os itens que não sejam necessários. “Inclusive os protetores de berço, desta maneira o ar circula melhor. Isto também é importante para a segurança do pequeno”, orienta a pediatra Fabíola Peixoto La Torre, do Hospital Leforte.
  • Nos dias mais quentes deixe o bebê dormir somente com um body ou uma fraldinha, especialmente se o pequeno demonstrar sinais de calor, como suor, temperatura elevada e bochechas vermelhas.
  • Procure abrir a janela de outros cômodos da casa a fim de criar uma brisa.
  • Você pode ligar o ventilador no quarto do pequeno. “Mas não os deixe direcionados para o bebê, ligue-os um pouco antes da hora de dormir para arejar o quarto”, orienta Fabíola Peixoto.

 Uso do ar condicionado

O ar condicionado pode ser utilizado no quarto do bebê ou nos ambientes em que ele estiver. Porém, é essencial ter alguns cuidados. “Saiba que este aparelho deve proporciona conforto  e por isso só pode refrescar e ventilar o ambiente. A temperatura tem que estar entre 22 e 25 graus Celsius”, afirma Fabíola Peixoto.

Quanto à manutenção do ar condicionado, procure manter os filtros limpos. Essa atitude é importante para todas as pessoas, mas é especialmente necessária no caso dos bebês. “Para o quartinho do pequeno, se possível escolha um modelo que também tenha a função de purificar o ar. Assim você evita a proliferação de vírus, bactérias e outros micro-organismos”, conta Fabíola Peixoto. Aparelhos com baixo ruído também são interessantes e contribuem para uma melhor noite de sono do bebê.

Outro cuidado importante ao utilizar o ar condicionado é que ele nunca deve ficar de frente para o bebê. “E as aletas nunca devem estar posicionadas diretamente para o berço ou para a criança. Desta maneira, o ar frio não chega diretamente no pequeno”, explica Fabíola Peixoto.

Pelo menos uma vez ao dia, desligue o ar condicionado e abra as janelas. Assim, você garante a troca de ar do ambiente.  Ao retirar o bebê de um ambiente climatizado, procure primeiro desligar o ar condicionado, desta maneira seu pequeno irá se adaptar e não sofrerá um choque térmico com a mudança de temperaturas.

Roupas

Nos dias quentes, vista seu pequeno com bodies ou regatas com short. Opte por cores claras e tecidos leves, preferencialmente 100% de algodão. “Quando estiver muito quente, o pequeno pode ficar apenas de fralda”, conta Fabíola Peixoto.

Alimentação

Saiba que nos dias mais quentes, o bebê precisa de mais líquidos. Por isso, amamente com maior frequência e se o bebê tiver mais de seis meses, ofereça água constantemente.

Dê mais um banho

Quando estiver muito quente, você pode dar mais de um banho no dia a fim de refrescar o bebê. Porém, saiba que este segundo banho deve ser composto apenas por água, nada de sabonetes neutros, shampoos e outros itens que você geralmente usa no primeiro banho.

Alerta

Caso seu bebê tenha dormido na cadeirinha para auto é essencial nunca deixá-lo sozinho. “O risco continua alto mesmo quando as janelas estão abertas, pois a temperatura dentro do carro estacionado pode subir extremamente rápido, levando à hipertermia, condição que pode ser fatal”, alerta Fabíola Peixoto.

Saiba quais cuidados ter com o bebê nos dias quentes aqui. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários