Cólicas do bebê: conselhos sobre como aliviar que estão errados

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Dar um chá e amamentar são alguns dos conselhos sobre como aliviar as cólicas que na verdade não são uma boa ideia

Conselhos e mais conselhos: isto é uma das coisas que as mães mais ouvem. E com as cólicas não é diferente. Cada um tem uma solução mágica de como aliviar as cólicas. Porém, existem alguns conselhos muito famosos sobre como aliviar as cólicas que além de não ajudarem ainda podem prejudicar o bebê. A seguir, veja quais são esses conselhos errados sobre cólicas:

“Dá um chazinho”

Cadastre-se

Toda mãe já deve ter ouvido a sugestão de dar um chá para aliviar as cólicas do bebê. Porém, isto não é recomendado, pois não há comprovação científica de que os chás ajudam a aliviar as cólicas. “Além disso, o chá pode provocar ainda mais cólica ou como tem um efeito calmante faz seu bebê dormir, mas não resolve a cólica”, explica a pediatra Fabíola La Torre.

Lembre-se que as cólicas ocorrem devido a um amadurecimento natural do intestino do bebê e que costumam passar após o terceiro mês. Alimentos ou bebidas (e isso inclui chás e água) além do leite materno ou fórmula só devem ser oferecidos a partir dos seis meses do bebê.

As mães que amamentam também devem prestar atenção ao consumo de chás. “Isto porque os chás podem causar irritabilidade e padrão deficiente de sono”, observa Fabíola La Torre.

“Dá esse remedinho”

Dar remédios ao bebê sem a orientação do pediatra não é recomendado e pode colocar a saúde do seu filho em risco. “Todos os medicamentos oferecem algum nível de efeito colateral e a gente nunca sabe quem pode desenvolver. O médico tem o domínio sobre isso e sabe suas indicações e contraindicações. Além disso, é superimportante saber se o bebê está realmente com cólica. Às vezes você pode estar oferecendo uma medicação para cólica e o bebê está chorando por outra coisa”, destaca Fabíola La Torre.

“Para de comer esse alimento”

É muito comum as mães que amamentam serem orientadas a cortar determinados alimentos para aliviar as cólicas do bebê. De fato, em muitos casos há um alívio das cólicas após determinado alimento ser cortado da dieta da mãe. Porém, o corte deve ser feito com cautela e orientação médica. “Há pouca relação comprovada entre a cólica e a alimentação da mãe. O alimento que sabidamente aumenta as cólicas do bebê se ingerido pela mãe é o leite de vaca, mas só se ela tiver alergia à proteína do leite de vaca ou intolerância à lactose”, conta Fabíola La Torre.

“Amamente para aliviar as cólicas”

Amamentar proporciona uma série de benefícios para a mãe e o bebê e pode também ajudar a aliviar as crises de cólicas, mas é preciso cautela. “Sugar tem efeito calmante e pode ajudar, sim. Mas, cuidado, pois se ele mamou faz pouco tempo costuma não ser uma alternativa adequada, pois além do seio não ter mais tanto leite, há risco de a criança engolir ar, formando gases e isso virar uma bola de neve”, alerta Fabíola La Torre.

Saiba mais sobre cólicas do bebê aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários