Cuidados com o bebê no verão

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Saiba como proteger o bebê do sol e dos problemas do calor forte

É preciso ter alguns cuidados especiais com o bebê no verão. Primeiramente, opte por roupas leves de algodão e com cores claras. Também é importante tomar cuidado com a exposição solar. “Evite horários com aumento da radiação ultravioleta. Recomendamos os horários antes das 10 horas da manhã e após às 16:00, horários de radiação solar menos perigosa”, orienta a pediatra Denise Bedoni, do Hospital Leforte.

Ao expor o bebê ao sol a proteção é orientada. Até os seis meses de vida o filtro solar não é orientado, pois nesta fase a pele do bebê é fina, sensível e permeável e por isso há o risco de intoxicação pelas substâncias que compõe os filtros solares. Portanto, nesta fase opte pelo uso de roupas como chapéus e camisetas.

Cadastre-se

Após os seis meses de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária os filtros solares podem ser utilizados. O protetor solar indicado é o físico na forma de creme. “A orientação é passar o filtro solar a cada 2 ou 3 horas sem uso excessivo”, diz Denise Bedoni. Também é interessante passar um creme hidratante no bebê uma vez ao dia após a exposição solar.

Fique atento ao expor o bebê ao ar condicionado. “Evite mudanças rápidas de temperatura, sair de um ambiente quente e entrar em um que o ar está muito frio. Tente deixar o ar condicionado em uma temperatura média de 23 – 24 graus”, afirma Denise Bedoni.

No verão, é importante ter uma atenção extra para a hidratação do bebê. “Mantenha uma boa hidratação oral para repor a perda com o calor. Ofereça o peito com maior frequência e se o bebê tiver mais de 6 meses, um pouco de água também pode ser dado”, conta Denise Bedoni. As brotoejas também podem ocorrer no verão. Saiba mais sobre as brotoejas nesta outra reportagem do portal BebêMamãe.com.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários