Deixar bebê por mais de 20 minutos na cadeirinha é perigoso

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Pesquisa descobriu que até o primeiro mês de vida os bebês não devem ficar mais de 20 minutos na cadeirinha para auto

Uma pesquisa feita pela ONG inglesa Lullaby Trust, especialista em pesquisas na área de prevenção de morte súbita em bebês, analisou os riscos de deixar o bebê na cadeirinha para auto por longos períodos.

Os pesquisadores realizaram testes com 21 bebês prematuros e 19 bebês a termo que foram colocados em cadeirinhas para auto e observados. Os bebês foram monitorados durante todo o teste e a análise foi interrompida assim que um bebê apresentou problemas de respiração. Médicos e paramédicos estiveram presentes durante todo o estudo para garantir a segurança dos bebês.

Cadastre-se

Os pesquisadores descobriram que no caso de bebês até um mês de vida é importante que os pais evitem fazer passeios de carro maiores do que 20 minutos. Isto porque após o período de 30 minutos na cadeirinha os pesquisadores notaram que os batimentos cardíacos e a respiração dos bebês começam a diminuir e o que pode levar ao risco dos pequenos sufocarem e sofrerem a temida morte súbita.

Os especialistas acreditam que o problema ocorre porque no primeiro mês de vida os bebês ainda não têm o tônus muscular necessário para suportar bem a cabecinha e ela acaba indo para frente, o que por sua vez prejudica a respiração e batimentos cardíacos dos pequenos.

Diante desta descoberta, os especialistas orientam que os pais tomem alguns cuidados importantes: evitem viajar de carro por mais de 20 minutos com o bebê no primeiro mês de vida e caso tenham que andar de carro com os pequenos, que um adulto sempre viaje ao lado do pequeno para checar como está a respiração. Caso os pais tenham que realizar uma viagem maior do que 20 minutos com o bebê, além de um adulto sentar ao lado do pequeno, é interessante realizar paradas no meio do caminho para tirar um pouco o pequeno da posição da cadeirinha.

Os pesquisadores ressaltaram que apesar da descoberta, a cadeirinha para auto ainda é o meio mais seguro para se transportar um bebê e que levar o bebê no colo nos passeios de carro e extremamente perigoso, já que o adulto não conseguiria proporcionar a mesma proteção da cadeirinha em caso de acidentes.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários