Dicas para manter o bebê saudável no inverno

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja as atitudes que vão proteger a saúde e o bem-estar e manter o bebê saudável no inverno

Nos dias frios é importante ter alguns cuidados especiais para garantir a saúde e bem-estar do seu bebê. A seguir, listamos quais são eles:

Escolha as roupinhas certas

Cadastre-se

É essencial manter o seu bebê aquecido, especialmente quando for sair com ele. Mas aquecê-lo demais pode ser perigoso para a saúde dele, por isso muitos pais ficam na dúvida sobre como vestir o bebê corretamente. Uma boa dica é: coloque uma camada a mais de roupa no seu bebê do que o que você está vestindo. Também é válido vestir seu bebê com várias camadas finas de roupas. A cabecinha do bebê deve sempre ser protegida com um gorro, preferencialmente de algodão, e as luvas e meias também são boas opções. Veja mais detalhes sobre como vestir seu bebê nos dias frios aqui.

Cuidados na hora de dormir

Na hora de dormir também é essencial não colocar cobertores e roupas demais e nem de menos. Os cobertores e lençóis devem sempre estar presos embaixo do colchão. É melhor optar por cobertores mais finos e eles devem ir até a altura do peito do bebê. O colchão do berço do bebê deve ter uma boa espessura, no moises o bebê pode passar frio devido ao colchão fino. Veja outros cuidados gerais ao colocar o bebê para dormir aqui.

Saiba reconhecer se o bebê está com frio ou calor

Para não aquecer seu bebê demais ou de menos tanto na hora de dormir quanto acordado é importante reconhecer os sinais que ele dá de que está com frio ou calor. Quando está com calor seu pequeno pode suar, ficar inquieto, com febre e o rosto vermelho. Já para saber se ele está com frio, é válido checar o peito, barriguinha, tronco e extremidades e ver se estão quentes, se não estiverem, adicione mais uma camada de roupa ou um cobertor.

Hora do banho

A hora do banho nos dias frios requer uma série de cuidados especiais que você confere aqui.

Vacinação

Caso seu bebê tenha mais de seis meses é essencial vaciná-lo contra a gripe. Se ele tiver menos de seis meses, é interessante que a mãe que amamenta se vacine, assim ela poderá passar a proteção para o filho.

Fique atento à cadeirinha para auto

É essencial não colocar seu bebê na cadeirinha vestindo um casaco muito grosso ou cobri-lo com um cobertor e colocar o cinto por cima.  Estas atitudes dão uma ideia errada sobre o tamanho do bebê, fazendo com que o cinto pareça firme, mas na verdade ele está largo demais. Então, ao colocar o pequeno na cadeirinha, coloque-o com uma camada de roupa fina, prenda o cinto e só depois cubra seu bebê com um casaco ou um cobertor. Entenda melhor o assunto aqui.

Atenção ao aquecedor

É importante tomar cuidado com o uso do aquecedor. “Existem aquecedores que secam muito o ar, e no inverno o ar já é mais seco, assim há riscos do pequeno machucar as mucosas”, alerta a pediatra Wylma Hossaka, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Beneficência Portuguesa. Caso utilize um aquecedor, opte por aquele que mantenha a umidade do ar no mínimo a 50%.

Atenção ao tempo seco

No inverno é muito comum o tempo ficar seco e nestes casos é preciso ter alguns cuidados especiais com seu bebê. Veja quais são eles aqui.

Cuide da imunidade do seu bebê

O inverno é um momento em que todos estão sujeitos a ter mais doenças. Por isso, veja como aumentar a imunidade do seu bebê aqui.

Fonte consultada:

Academia Americana de Pediatria.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários