Gases no bebê: como prevenir e aliviar

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Confira atitudes que previnem e massagens e outros cuidados para aliviar os gases no bebê

Nos primeiros meses de vida é normal o bebê ter gases. “Isto porque o intestino dos bebês até o quarto mês de vida, aproximadamente, é ainda imaturo para a digestão, mesmo do leite materno. Com isso, ele produz mais gases, que causam as cólicas”, explica a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Leforte.

Como prevenir os gases no bebê

Cadastre-se

Alguns alimentos ingeridos pela mãe podem favorecer os gases no bebê. “Porém, não há uma regra, a mãe deve observar quais alimentos que ela ingere que aumentam os gases do seu bebê, e então evitá-los”, diz Tatiana Miranda.

Os alimentos ingeridos pela mãe que costumam favorecer mais os gases são:  alimentos picantes, vegetais da família das couves (couves, brócolis, couves-de-bruxelas, entre outros) e leguminosas (feijão, grão, fava, ervilha, entre outros).

Como aliviar os gases no bebê

Na hora de aliviar os gases, vale tudo! “Alguns bebês realmente têm muitas cólicas que só irão melhorar a partir do quarto mês quando o intestino fica mais ‘maduro’, com uma melhor digestão. Mas medidas que aquecem o abdômen ajudam, seja com massagens ou bolsinhas quentes.  Carregar o bebê com a barriguinha em contato com o tórax do adulto ou o uso do sling, também ajuda”, observa Tatiana Miranda.

A massagem para aliviar os gases deve ser feita da seguinte maneira: deite o bebê, e coloque as perninhas para o alto, rotacione elas, pressionando o abdômen de leve. “Isto ajuda a eliminar os gases e a massagem circular no abdômen também é boa”, afirma Tatiana Miranda. Saiba mais sobre como aliviar os gases no bebê aqui. 

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários