Gases no bebê: dicas dos pediatras para prevenir e tratar

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Veja o que a Academia Americana de Pediatria diz sobre como aliviar os gases no bebê

Os gases são um problema muito comum nos primeiros meses de vida do bebê. Por isso, confira a seguir as melhores dicas dos pediatras da Academia Americana de Pediatria sobre como prevenir e aliviar os gases do bebê:

Atenção aos alimentos

Cadastre-se

Quando o bebê apresenta muitos gases é interessante que a mãe preste atenção aos alimentos que ingere. É importante ressaltar que os alimentos estão longe de ser a única causa de gases no bebê e muitas vezes o problema ocorre independentemente do que a mãe ingere.

Na hora de observar quais alimentos podem ser os culpados, procure não cortar muitos alimentos de uma vez só. Afinal, é essencial que a mãe que amamenta tenha uma dieta saudável. Saiba mais sobre o que a mãe que amamenta precisa comer aqui.

Os alimentos que tendem a favorecer os gases no bebê são: alimentos picantes, vegetais da família das couves (couves, brócolis, couves-de-bruxelas, entre outros) e leguminosas (feijão, grão, fava, ervilha, entre outros).

Bebês que consomem fórmula

Caso seu bebê consuma fórmula e apresente muitos gases é importante conversar com seu pediatra sobre a possibilidade de trocar de fórmula. Ao preparar a fórmula, uma boa dica é deixar ela descansar um pouco antes de oferecer, assim é possível reduzir o número de bolhas da bebida.

Na hora de oferecer a fórmula ao bebê é importante evitar que o pequeno engula muito ar, reduzir o fluxo de leite da mamadeira é uma alternativa para prevenir isso. Também é válido testar diferentes líquidos.

Coloque o bebê para arrotar

Além de colocar o bebê para arrotar após cada mamada também pode ser interessante colocar seu pequeno para arrotar no meio das mamadas. Porém, fique atenta pois nem todos os bebês gostam desta parada no meio da mamada para arrotar. Veja como colocar seu bebê para arrotar aqui.

Posições para colocar o bebê

Uma boa forma de aliviar os gases do bebê é colocá-lo deitado com a barriga para cima e movimentar as perninhas do pequeno como se ele estivesse andando de bicicleta. Além disso, deixe seu bebê, quando estiver acordado, deitado com a barriguinha para baixo. Isto ainda ajuda a prevenir a cabeça chata e também contribui para o fortalecimento dos membros superiores do pequeno.

Veja outras boas estratégias para aliviar os gases do bebê aqui. E saiba mais sobre como prevenir os gases do bebê aqui.

Fonte: Academia Americana de Pediatria

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários