Gel não deve ser usado para aliviar dor do nascimento dos dentinhos

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

O alerta foi dado pelos pediatras da Academia Americana de Pediatria, entenda os problemas do gel para o bebê

Os pediatras da Academia Americana de Pediatria (AAP) lançaram um alerta importante: os famosos géis com anestésicos não devem ser usados para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos.

Os problemas do gel para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos são muitos. Primeiramente, alguns desses produtos contam com uma substância chamada benzocaína que pode causar uma condição rara, mas muito grave e que pode ser fatal, chamada metemoglobinemia. Nesta doença, a quantidade de oxigênio levada no sangue reduz drasticamente e em casos mais severos pode levar até mesmo a morte. Em crianças menores de dois anos, esta doença é ainda mais perigosa.

Cadastre-se

Além disso, alguns dos géis também contam com outra substância perigosa chamada lidocaína, usada como anestésico. A AAP alerta que uma vez que essa substância presente nos géis entra na boca do bebê, o pequeno pode engoli-la e isto pode causar problemas que vão desde uma convulsão até complicações graves no cérebro e coração que podem levar a morte.

A AAP ainda ressalta que os géis não são úteis para diminuir a dor do nascimento dos dentinhos porque eles saem logo das gengivas, já que nesta fase o bebê está salivando bastante.

Outro ponto contra esses géis anestésicos é que se o bebê já possui algum dentinho, ele irá perder a sensibilidade na boca e pode acabar mordendo e machucando lábios, bochecha e língua sem perceber.

Veja o que fazer para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos e o que não fazer aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários