Linguinha do bebê: o que diz sobre sua saúde

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Entenda por que a linguinha do bebê fica branca e quais cores podem indicar problemas sérios

A língua do seu bebê pode dizer muito sobre a saúde dele. Uma das questões muito comuns é a linguinha do bebê ficar branca. “Neste caso, pode ser da gordura do leite materno. Porém, quando este esbranquiçado se espalha para a parte interna das bochechas devemos pensar em contaminação por fungos conhecido como sapinho ou candidíase”, explica a pediatra Denise Bedoni do Hospital Leforte.

A linguinha branca por causa do leite materno é normal entre os bebês, especialmente nos primeiros meses de vida. “Diante disso, não há necessidade de higienizar a linguinha logo após a mamada, pois neste momento ocorre esta fixação natural da mucosa oral e o atrito da higiene pode ferir esta mucosa”, explica Denise Bedoni.

Cadastre-se

Porém, caso haja suspeita de candidíase é importante entrar em contato com o pediatra do seu bebê. Saiba tudo sobre a candidíase aqui.

Algumas outras cores da língua do bebê podem indicar problemas de saúde sérios. “Mucosa mais escura, azulada ou cianótica podem indicar problemas respiratórios ou cardíacos”, alerta Denise Bedoni.

Já a língua muito avermelhada, com um aspecto de sagú, pode estar associada a quadros infecciosos de mucosa e na garganta. Diante de qualquer uma dessas cores suspeitas na língua do bebê é essencial entrar em contato com o pediatra.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários