Marcos Caruso conta que neto nasceu com fissura labial

Por: Bruna Romanini

Foto:Reprodução Rede Globo

O pequeno Bento já passou por três cirurgias, sendo que uma ocorreu com menos de 24 horas de vida

O ator Marcos Caruso decidiu participar com o neto Bento de quatro anos e com a nora Luiza no Programa Encontro com Fátima Bernardes por um motivo muito especial: falar sobre fissura labial, condição que ocorre no bebê ainda na gestação e há a separação dos lábios em duas partes.

Isto porque o pequeno Bento nasceu com fissura labial e a família recebeu a notícia apenas 20 dias antes dele nascer. “Quando eu soube, estava gravando Avenida Brasil. Meu filho me ligou dizendo que tinha acontecido algo. Caiu o mundo na minha cabeça, porque cai o mundo mesmo, nós não estamos preparados para isso”, recorda-se Caruso.

Cadastre-se

Na época, a falta de informação sobre fissura labial foi a maior dificuldade enfrentada pela família.  “Vivemos uma angustia bastante grande ao saber que ele nasceria com fissura labial. Mas havia em nós uma completa falta de informação. Foi uma fase difícil, de muitos questionamentos, mas também de muita união”, disse Caruso.

Luiza, nora de Caruso, recorda-se do momento em que recebeu a notícia de que seu filho tinha fissura labial. “Foi 20 dias antes dele nascer e nós tivemos um susto, nós não sabíamos muito como receber a notícia e ela nos foi dada de forma desumana. O médico fez um ultrassom e falou: ‘seu filho tem uma fissura na face’. E eu comecei a chorar desesperadamente e o médico disse: ‘tem criança que nasce sem cérebro, pare de chorar!’. Nós não tínhamos informação e aí demos um Google e piorou muito mais porque o que encontrávamos na internet na época eram só casos muito graves e que não tinham passado pelo tratamento adequado. Foi justamente por essa falta de informação correta que eu decidi expor o meu caso”, explica Luiza.

Tratamento e conscientização sobre a fissura labial

Após nascer, Bento passou por uma cirurgia com menos de 24 horas de vida. “O Bento fez uma cirurgia precoce, assim que nasceu. Ele ficou um mês mamando com conta gotas, essa é uma cirurgia não recomendada pela Organização Mundial de Saúde, mas na época nós não sabíamos disso, não tínhamos muita informação, então nós meio que fomos nos atropelando”, recorda-se Luiza.

No total, Bento já passou por três cirurgias. “Meu neto é absolutamente normal depois de três cirurgias pelas quais passamos com dor no coração, mas também com muito amor”, disse Caruso.

Para ajudar outras mães e pais recebem o diagnóstico de fissura labial em seus filhos, Luiza criou o blog “As fissuradas”, conheça aqui. No blog, Luiza transmite informações de qualidade sobre fissura labial para que outros pais e mães não passem pela desinformação que sua família enfrentou. A iniciativa tem todo o apoio de Caruso, que já fez até um vídeo a promovendo.

E olha como o pequeno Bento está bem agora:

caruso-bento2

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários