Nascimento dos dentinhos: 3 coisas que pais não devem fazer e 3 que devem

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Confira o que os pais devem e o que não devem fazer quando os dentinhos do bebê estão nascendo

O nascimento dos dentinhos do bebê costuma ocorrer entre os 4 e 7 meses de vida do bebê e começar pelos dentes da frente (incisivos centrais). Veja qual é a ordem do nascimento dos dentinhos aqui.

O nascimento dos dentinhos costuma causar alguns desconfortos nos bebês e fazer com que os pequenos fiquem mais irritados, chorosos, babando, com desejo de morder algo duro e com a temperatura um pouco alta, mas não acima de 38.3 graus. As gengivas ao redor do novo dente também costumam ficar inchadas.

Cadastre-se

Com a chegada dos dentinhos, existem algumas atitudes que os papais podem (e devem) fazer para aliviar o incomodo dos pequenos. Porém, também existem algumas atitudes famosas sobre cuidados com o bebê que está com os dentinhos nascendo que na verdade não são recomendadas e podem causar problemas sérios nos pequenos. A seguir, veja o que fazer e o que não fazer para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos. Confira:

O que fazer para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos

Esfregar as gengivas do bebê com os dedos

Esfregar gentilmente as gengivas do bebê com o seu dedo ou com o seu dedo em volta de uma gaze molhada é uma boa maneira de aliviar o desconforto do pequeno com o nascimento dos dentinhos. Lembrando que é essencial lavar MUITO bem as mãos antes de fazer isso.

Oferecer mordedores

Uma boa maneira de reduzir a dor do bebê com o nascimento dos dentinhos é oferecer mordedores aos pequenos. Mas eles devem ser feitos com uma borracha bem firme.

Secar a baba do bebê

O bebê babar com maior frequência faz parte do processo de nascimento dos dentinhos. Porém, é essencial manter uma fraldinha de pano limpa sempre por perto para secar essa baba. Assim, você previne irritações na pele do bebê.

O que os pais não devem fazer

Oferecer medicamentos

Medicamentos para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos que são passados nas gengivas podem mais atrapalhar do que ajudar. Além desses medicamentos saírem rapidamente das gengivas devido ao excesso de salivação, alguns deles também podem causar problemas de saúde sérios de forem engolidos pelos bebês.

Outro ponto contra esses anestésicos locais é que se o bebê já possui algum dentinho, ele irá perder a sensibilidade na boca e pode acabar mordendo e machucando lábios, bochecha e língua sem perceber.

Fique atenta, pois alguns medicamentos para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos contêm benzocaína, essa substância tem sido associada a uma condição grave que reduz o oxigênio do sangue.

Congelar os mordedores

Alguns mordedores até vêm com a instrução para que os pais os coloquem na geladeira antes de oferecer ao bebê, então tudo bem fazer isso. Mas, JAMAIS coloque os mordedores no congelador, isto porque ao serem congelados eles podem ficar muito duros e prejudicar as gengivas do seu bebê, ao invés de ajudar.

Achar que tudo é culpa dos dentinhos

É comum durante a fase do nascimento dos dentinhos, os pais acharem que todos os problemas de saúde que o pequeno enfrenta são por causa deles. Mas não é bem assim, se seu pequeno apresentar febre maior do que os 38.3 graus os dentinhos não são mais os culpados e é essencial conversar com o pediatra.

Veja mais dicas de como aliviar a dor do nascimento aqui.

Fontes consultadas:

Academia Americana de Pediatria

Clínica Mayo

Veja mais

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] oferecer alternativas para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos. Veja como fazer isso aqui. E confira aqui como a atriz Fernanda Machado fez seu filho parar de morder durante as […]

Os comentários estão fechados.

Deixe uma resposta

Comentários