Pesquisa aponta 2 atitudes após a vacinação que ajudam a acalmar o bebê

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

Amamentação e a famosa técnica de Harvey Karp ajudam a reduzir o choro e a dor do bebê após a vacina

Uma pesquisa publicada na revista científica Pediatrics descobriu duas formas de acalmar o bebê após a vacinação. Uma delas é a amamentação. Amamentar o bebê durante e/ou após a vacinação ajuda a reduzir consideravelmente a dor do pequeno.

Quando a mãe não pode amamentar uma outra técnica que o estudo descobriu ser eficaz para acalmar o bebê é a de Harvey Karp.

Cadastre-se

Esta técnica envolve cinco passos. O primeiro é enrolar o bebê em um cobertor ou no cueiro. Você pode colocar seu bebê no cobertor da seguinte maneira: posicione o cobertor em forma de diamante e coloque o bebê em cima, com a cabeça para fora da parte mais larga, de modo que os pezinhos ficam na ponta. Dobre a ponta direita e coloque-a em torno do lado esquerdo do bebê, deixando apenas o braço esquerdo do pequeno de fora. Depois, pegue a ponta do cobertor, traga para cima e coloque-a no peito do bebê. Por fim, dobre o lado esquerdo e coloque a ponta sob o bebê. Pronto!

Uma vez que o pequeno estiver enrolado, segure-o de lado ou com a barriga para baixo e faça um barulho como shhh próximo ao bebê, este barulho pode começar na altura do choro do bebê e depois reduzir conforme o ele se acalma. Este barulho fará o bebê se lembrar do ambiente do útero e por isso o deixará mais calmo. Enquanto faz isso, você pode realizar movimentos delicados e curtos com seu bebê, ainda na posição de lado ou de barriga para baixo. Por fim, a orientação é oferecer uma chupeta ao bebê, caso ele tenha o hábito de usá-la, se ele não tiver não é orientado oferecê-la.

É essencial ressaltar que o bebê nunca deve ser colocado para dormir enrolado no cueiro ou cobertor e muito menos de lado ou de barriga para baixo, pois isto aumenta o risco de morte súbita. Saiba mais sobre o assunto aqui.  A técnica Harvey Karp menciona esta posição e o uso do cobertor ou cueiro em torno do bebê apenas porque ele está acordado e no colo dos pais, condição que torna a prática segura.

De acordo com a pesquisa realizada com 230 bebês com idades entre 2 e 4 meses, o uso desta técnica de Harvey Karp após a vacinação ajudou a reduzir consideravelmente o tempo de choro e a dor do bebê.

Veja outras dicas para reduzir a dor bebê ao tomar vacina aqui.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários