Pneumonia em bebês e crianças: sintomas, causas e tratamento

Por: Bruna Romanini

bebê com pneumonia

Foto: Getty Images

Saiba tudo sobre a pneumonia em bebês e crianças e evite que a doença afete ainda mais a saúde do pequeno

A pneumonia em bebês e crianças exige atenção especial. Por isso, é preciso saber reconhecer e como agir diante da doença. Infelizmente, os bebês e crianças são mais propensos a ter pneumonia devido ao sistema imunológico imaturo deles. “A penumonia ocorre, a cada ano, em 3 a 4% das crianças abaixo de 4 anos e 1 a 2% nas crianças pré-escolares e escolares”, revela a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do Pronto Socorro Infantil do Hospital Leforte.

Fatores de risco da pneumonia em bebês e crianças

Cadastre-se

Os principais fatores de risco da pneumonia em bebês e crianças são: gripes e resfriados, falta de aleitamento materno, prematuridade, falta de vacinação, contato próximo com adultos doentes, pneumonia anterior, doenças pulmonares congênitas, imunodeficiência e presença de doenças crônicas e entrada precoce na escola.

Causas da pneumonia em bebês e crianças

A pneumonia pode ser causada por bactérias ou vírus e, mais raramente, outros agentes atípicos. “Ela ocorre geralmente a partir de uma infecção de vias aéreas superiores, como gripes e resfriados”, conta Tatiana Miranda.

Sintomas de pneumonia em bebês e crianças

Um dos sintomas da pneumonia em crianças ou bebês é a queda do estado de geral dela. “O pequeno fica menos ativo, apresenta febre associada à tosse, taquipneia, que é o aumento do número de respirações por minuto, e dificuldade e esforço respiratório. Na maioria dos casos existe um quadro prévio de resfriado ou gripe”, diz Tatiana Miranda.

Tratamento da pneumonia em bebês e crianças

Diante dos sintomas da pneumonia em bebês e crianças, medique a febre e procure atendimento médico de urgência. “Após a confirmação do diagnóstico pelo pediatra, siga o tratamento dado pelo médico, a maioria dos casos são leves e podem ser tratados em casa”, afirma Tatiana Miranda.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários