Remédios para bebê: cuidados essenciais na hora de dar

Por: Bruna Romanini

Foto: Getty Images

A seguir, confira quais cuidados importantes os pais devem ter na hora de dar remédios para bebê

É fato: a maioria esmagadora dos pais erra na hora de dar remédios para seus bebês ou crianças. De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Pediatrics, 85% dos pais erram ao menos uma vez na dose do remédio líquido. Sendo que na maioria dos casos, 68%, os pais acabam dando mais medicamento do que é orientado, o que pode levar a uma overdose no bebê.

De acordo com a pediatra Claire McCarthy, professora da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, os erros na hora de dar o remédio para os bebês podem ocorrer em dois momentos: na hora de medir a quantidade ou ao não entender corretamente as instruções sobre como dar o remédio.

Cadastre-se

Por isso, Claire McCarthy apontou duas atitudes simples que ajudam a garantir que você está dando a quantidade de remédio líquido correta para seu bebê:

Use uma seringa para dar a medicação.  No estudo feito pela revista científica Pediatrics, os pesquisadores observaram que quando os pais usavam os copinhos com dosagem para dar os remédios as chances de errar as dosagens eram quatro vezes maiores do que quando usavam as seringas. Infelizmente, muitos medicamentos já vêm com um copinho com medidor, o que sugere aos pais que esta seria a melhor maneira de oferecer o remédio ao pequeno, mas não é. Estes copinhos podem ser um pouco confusos, especialmente com doses pequenas do medicamento. As seringas são muito mais precisas.

Se os copinhos com medidas já fazem com que seja difícil acertar na dose do medicamento, não precisamos nem falar das colheres né? Passe longe das colheres na hora de dar medicamentos para o seu filho!

As seringas, vem com um medidor bem mais claro do que os copinhos. Além disso, é bem mais fácil garantir que o bebê engula todo o remédio quando ele é dado por meio de uma seringa do que quando isto ocorre pelo copinho.

Tenha certeza que você entendeu as instruções: É essencial que os pais tenham certeza de que entenderam as instruções. Pode parecer óbvio né? Mas não é. Até porque cada medicamento vem com uma orientação diferente em relação a dosagem, pode estar escrito ml ou mililitros, entre outros. E pode sim, ser muito confuso. Por isso, leia com muita atenção as instruções em relação a como dar o remédio e se ficar com alguma dúvida entre em contato com um farmacêutico ou com o pediatra.

Veja mais

Deixe uma resposta

Comentários